PLOT vs FLAT: Dados sobre medidas corporais em animes.

No início do século XX, os trens possibilitaram o contato entre homens e mulheres de diversas classes sociais do Japão. Antes do desenvolvimento das linhas férreas, os japoneses não costumavam se encontrar em situações onde eram obrigados encarar outras pessoas por longos períodos de tempo, muitas vezes, por horas a fio, sem falar nada.

Isso provocou o surgimento de diversas histórias envolvendo potenciais encontros eróticos entre homens e mulheres, além de favorecer o desenvolvimento da imprensa. Afinal, existira maneira melhor de evitar contato visual do que ler o jornal do dia? Ou até mesmo, um romance sobre os contatos que a pessoa estava tentando evitar, para início de conversa?

Esse microcosmo criado pelas locomotivas mudou a maneira com que jovens mulheres de alta classe eram vistas pela sociedade e retratadas na literatura. Elas, que até pouco tempo viviam isoladas em seus próprios ciclos sociais, agora eram observadas, até mesmo avaliadas por outros passageiros, se tornando objetos sexuais.

Existe uma relação entre a observação de garotas colegiais e o primeiro concurso de beleza, através de retratos, de filhas de famílias ricas, que aconteceu em 1907. Nesse ano, o jornal Jiji Shinpou recebeu um telegrama do Chicago Tribune, um jornal americano. Através deste, solicitavam uma representante japonesa para um concurso de beleza internacional.

Mesmo que posar para fotografias fosse um tabu para mulheres solteiras, o Jiji Shinpou começou a divulgar o concurso e a receber, de moças de famílias importantes, fotografias e descrições. Incluindo medidas de busto, cintura e quadril.

concurso_beleza_1907

Página de 17 de Novembro de 1907 do Chicago Tribune

Esta foi a referência mais antiga que consegui encontrar sobre a veiculação de medidas corporais de mulheres no Japão. Hoje, esses tipos de atributos são muito presentes na sociedade japonesa – e não somente por lá. Afinal, essas três medidas já foram amplamente utilizadas como propaganda de símbolos sexuais pelo mundo todo, inclusive por personalidades como a Marilyn Monroe nos Estados Unidos.

A cultura Idol que governa o Japão atualmente, adora divulgar atributos corporais, como medidas e tipo sanguíneo. Esse tipo de informação é colecionada pelos fãs, pois cria uma sensação de intimidade com “suas ídolas”. É de se esperar que com os animes e mangás isso não seria diferente.

PLOT vs FLAT

Uma das medidas mais evidentes quando se trata de personagens 2D é o tamanho do busto. Alguns as classificam entre Lolis e Oppais, porém, o primeiro termo não é adequado para todas as garotas com seios pequenos. Por isso, utilizarei as nomenclaturas FLAT e PLOT. Vale ressaltar que Oppai é consideravelmente equivalente à PLOT, mas escolhi a segunda opção por motivos pessoais.

FLAT: O termo vem do termo flat-chested, que pode ser traduzido / adaptado para “tábua”. São mulheres com seios pequenos.

568235f920ad8

Tábuas, não tem nada alí…

PLOT: O termo se refere a seios grandes e surgiu originalmente de uma piada. Plot literalmente significa enredo. O termo surgiu da expressão: “Eu assisto pelo enredo”. Por exemplo, uma pessoa poderia dizer que assiste Maken-ki, um anime cheio de personagens com seios exorbitantes, puramente pela história. Com o tempo, o enredo (PLOT) passou a ser um sinônimo de seios grandes.

97c

Só observando esse enredo…

Vamos direto ao ponto…

O objetivo desse artigo é divulgar os dados e alguns resultados de uma coleta extensiva de dados que realizei em novembro de 2016. Nela, capturei o máximo possível de medidas sobre garotas 2D e realizei alguns cálculos estatísticos simples.

O programa utilizado e os dados ficarão disponíveis, caso deseje utilizá-los para alguma coisa. Sintam-se livres para dar uma olhada.

Mas antes, algumas definições:

  • Existem somente duas categorias, PLOT e FLAT, ambas sendo mutuamente excludentes.

  • Como “seios grandes” e “seios pequenos” são subjetivos, precisei adotar uma medida para separar os dois grupos. Utilizei os exemplos do Anime Characters Database para definir 78 cm de busto como a maior medida para uma personagem FLAT. Este valor pode ser discutido depois, porém ele será utilizado como ponto de partida.

  • Algumas personagens com tamanhos excepcionais foram descartadas. Por exemplo, a Diane de Nanatsu no Taizai, pois como ela possui 9 metros de altura, suas 3 medidas se encontram muito fora da curva e contaminariam os dados.

  • Além das 3 medidas principais, foram reunidas, sempre que possível, idade, altura e “peso” (massa) das personagens.

  • Mesmo que o número de amostras seja grande, utilizei N – 1 para calcular os desvios padrão, por se tratarem ainda assim, de amostras pequenas comparadas à população.

Descrição do procedimento

Minha fonte de dados principal foi o MyAnimeList. Embora as medidas de busto, cintura e quadril não sejam uma informação padrão, alguns perfís de personagens as possuem. Para reunir essas informações, escrevi um programa que visita todos os personagens cadastrados no MAL e salva informações dos personagens que possuem os dados de relevantes.

O maior problema foi a falta de padronização, pois existem diversas maneiras de escrever as três medidas principais. Segue abaixo, uma lista de exemplos:

Measurements: B78/W58/H80

Three sizes: 71-52-70

BWH: 73-61-74

B-W-H: 77-54-79

Sizes: 80 – 68 – 78

Three Sizes: B80 / W52 / H78

Measurements: 93-54-84 (cm)

3-sizes: 95-58-91 cm

Podendo estar em negrito ou não. Sim. Isso faz diferença.

Para resolver isso, utilizei diversas expressões regulares (cuidado!) para identificar os dados escritos de diversas formas, cobrindo inúmeras variações dos exemplos acima. Contudo, devem existir formatações desses dados que eu não pude prever e que por isso não foram catalogadas pelo meu programa.

Programa executando...

Programa executando…

Depois de 19 horas de execução e 145289 páginas do MyAnimeList verificadas o programa só encontrou 704 personagens com dados relevantes. O que, proporcionalmente, é muito pouco. Então comecei a procurar outras fontes de dados, até que me deparei com este site.

A partir dele, comecei a adicionar todos os dados dos personagens que não fossem repetidos e que possuíssem cadastro no MAL; tudo manualmente.

Quatro dias depois, havia terminado meu levantamento com 1168 personagens cadastrados. Aproximadamente 0,8% dos personagens avaliados.

Dados, dados e mais dados…

grafico_distribuicao_de_frequencias_geral_com_referencia

Ao realizar a distribuição de frequência dos tamanhos de busto encontrados, percebi que a curva se assemelha à uma distribuição normal, porém não a é. Além disso, as personagens FLAT representam apenas 25,6% da amostragem.

As médias amostrais e seus desvios padrão amostrais se encontram na tabela abaixo:

FLAT e PLOT

Busto

Cintura

Quadril

Média amostral

83,76 cm

55,66 cm

82,91 cm

Desv. Padrão Amostral

9,01 cm

3,35 cm

6,25 cm

Tamanho mais comum

83 cm

56 cm

85 cm

Todos os dados (aqui).

Dados das FLATs (aqui).

Dados das PLOTs (aqui).

Distribuição de frequências (aqui).

Analisando os dados referentes às personagens FLAT.

Somente FLAT

Busto

Cintura

Quadril

Média amostral

73,39 cm

53,98 cm

76,04 cm

Desv. Padrão Amostral

4,87 cm

3,42 cm

5,83 cm

Tamanho mais comum

78 cm *

54 cm

80 cm

* Como a divisão entre FLATs e PLOTs foi praticamente arbitrária, esse resultado pode indicar que o valor escolhido não é muito bom.

Analisando os dados referentes às personagens PLOT.

Somente PLOT

Busto

Cintura

Quadril

Média amostral

87,33 cm

57,58 cm

85,27 cm

Desv. Padrão Amostral

7,15 cm

2,78 cm

4,36 cm

Tamanho mais comum

83 cm

58 cm

85 cm

Existe alguma correlação entre os tamanhos de busto, cintura e quadril com a idade?

Para testar isso, analisando separadamente o grupo FLAT e o PLOT. Utilizei as médias de tamanhos para cada idade.

Ver as relações para o caso FLAT (aqui).

Ver as relações para o caso PLOT (aqui).

Relacionando as médias das medidas com a idade das garotas FLAT.

Relacionando as médias das medidas com a idade das garotas PLOT.

Não foi possível fazer uma regressão linear aceitável com os dados acima, a fim de determinar uma equação que descrevesse o tamanho do busto de acordo com a idade, isto é, de forma aceitável. Porém, uma função logarítmica é a que chega mais próxima de representar a relação entre os tamanhos médios e as idades. A dificuldade se dá por conta do grande desvio padrão das amostras, porém é possível observar que os valores no caso PLOT acompanham melhor a linha da logarítmica. Isso se deve à maior quantidade de personagens nessa categoria.

Analisando as proporções por idade em relação à medida da cintura.

No caso Flat, é possível observar que em praticamente todos os casos o quadril é maior que o busto.

No caso Flat, é possível observar que em praticamente todos os casos o quadril é maior que o busto.

Relacionando as médias das medidas com a idade das garotas PLOT.

Relacionando as médias das medidas com a idade das garotas PLOT.

Conclusão? Nem tanto…

Assumindo que esta amostragem de personagens representa de forma aceitável a população de garotas 2D, constatamos que a maioria das personagens possuem seios avantajados, se encontrando na categoria de PLOT. Isso quer dizer que se você entrar numa sala com 4 personagens 2D, existe uma boa chance de somente uma delas ter um busto menor que 79 cm.

A medida mais comum para o busto de uma personagem de anime é de 83 cm e é de se esperar que no mínimo 68% das personagens tenham a medida de busto entre 75 cm e 93 cm.

Foi constatada uma relação entre o tamanho do quadril e a medida do busto que pode servir como um marcador para classificar personagens entre as duas categorias, se aliado à uma medida de referência. Aliás, a medida de 78 cm que foi utilizada para separar os dois grupos deve ser revista e talvez redefinida.

Certamente, uma quantidade maior de dados ajudaria a tirar conclusões melhores e quem sabe poderia ajudar a descrever uma equação que relacione as medidas com as idades, o que não foi possível pela falta de dados.

Retorno a dizer que o objetivo principal desse artigo é expor os dados que consegui reunir desta vez e deixá-los disponíveis para quem desejar utilizá-los. Como reuni várias informações em um banco de dados, futuramente posso testar novas relações, como por exemplo: medidas por altura ou altura por idade. Porém, isso é assunto para outro artigo, em um outro dia – talvez nunca.

Exemplo de pesquisa no banco da dados, onde procuro personagens com busto menor que 79 cm e com idade maior que 15 anos.

Exemplo de pesquisa no banco da dados, onde procuro personagens com busto menor que 79 cm e com idade maior que 15 anos.

Caso você tenha se questionado, os maiores seios que pude encontrar foram esses (aqui).

Os scripts que fiz para reunir e processar (um pouquinho) os dados estão (aqui).

Em breve, postarei coisas mais sérias. Assim que reunir forças para escrever. Ainda aguardo sugestões.

Sobre Linki-sensei

Um montante considerável de matéria das estrelas, composto principalmente de carbono, hidrogênio e muita simpatia [não]. Desconsiderando surtos obsessivos por coisas aleatórias, passo boa parte do meu tempo consumindo mangás e animes em grande quantidade. Sou administrador do sites da Rede Tsuzuku e dou aulas de física nas horas vagas, além de pregar que 2D >> 3D.
Postado em Postagens, Textos, Waifulogia. Adicione aos favoritos.
  • Icaro Miguel

    Dados e mais dados sobre… Peitos!
    Muito bom…

    • Lucas Linki

      E não somente peitos…

      • Icaro Miguel

        É disso que a humanidade precisa