Pra que servem aquelas imagens estáticas nos episódios de anime?

Se você assiste animes com frequência, já deve ter reparado em imagens estáticas que ficam na tela por alguns segundos, às vezes com narração, às vezes somente com uma música de fundo.

Mas você já se perguntou o porquê delas estarem ali?

Para entender o motivo, precisamos entender como funciona a exibição de animes na televisão japonesa. A maioria dos estúdios possui a venda de DVDs, Blurays e outros produtos como a principal fonte de renda. Com isso, a exibição de suas animações na televisão tem caráter de divulgação, uma amostra do seu produto final. Lembrando que a qualidade das animações nas versões em Bluray/ DVD é muito maior.

Diferente do Brasil, onde as emissoras costumam comprar os direitos de exibição de determinado anime, no Japão é comum os estúdios / produtoras comprarem horários de exibição nas emissoras. Da mesma maneira que igrejas compram grandes fatias de exibição da Rede Record.

Isso explica o porquê da maioria dos animes ser exibida de 20:00 às 5:00, no Japão: é bem mais barato alugar 30 minutos de exibição fora do horário de pico.

É claro que existem exceções. Em alguns casos as editoras de mangás, light novels ou até produtoras de jogos, encomendam animes de seus títulos como forma de divulgação. Também pode acontecer das próprias emissoras encomendarem a produção de determinados animes.

Enfim, a moral da história é que na grande maioria dos casos os estúdios estão pagando pelo horário de exibição de seus animes. Por causa disso, os episódios devem ter uma duração exata.

PERA AÍ! QUER DIZER QUE TODOS OS EPISÓDIOS PRECISAM TER A EXATA DURAÇÃO? QUE TRABALHO ÁRDUO PARA O DIRETOR…

Embora eles sejam profissionais e tenham um planejamento seguido quase a risca, nem sempre a duração total de um episódio atinge o planejado.

AGORA SIM. PARA QUE SERVEM AS IMAGENS PARADAS?

Basicamente elas servem para ajustar o tempo do episódio. Se você abrir alguns episódios de anime, provavelmente eles terão 24 minutos ( varia de anime para anime, mas esse é o padrão mais comum). Na verdade estou fazendo essa checagem agora, pegando uma amostra de 3 episódios em alguns animes.

  • Hai to Gensou no Grimgar (Ep.01 ; Ep.06; Ep.10) : Exatamente 24 minutos.

  • Heavy Object (Ep.00; Ep.06. Ep.10) : Exatamente 24 minutos.

  • Saijaku Muhai no Bahamut (Ep.01; Ep.03; Ep.10) : Exatamente 24 minutos.

  • Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu (Ep.02; Ep.08; Ep.09) : Exatamente 24 minutos.

Quando falo dessas imagens estáticas, me refiro tanto às que aparecem com narração ( falando dos patrocinadores etc) depois da abertura, quanto a imagem que costuma aparecer por alguns segundos no final dos episódios.

OBS: Às vezes são usados pequenos trechos de animação ( do episódio) no lugar de uma imagem fixa, mas isso é pouco comum.

No caso do episódio 10 de Saijaku Muhai no Bahamut, a imagem abaixo ficou na tela sem narração por 9 segundos, sem narração, somente com música.

Essa tática é usada há MUITO tempo. Mas com o passar dos anos, notei que os estúdios tem se esforçado para aproveitar melhor esse “tapa-buracos”. Em alguns animes, esta imagem é simplesmente um dos quadros-chave do episódio. Simplesmente pegam um dos frames da animação e congelam por alguns segundos na tela.

Há alguns anos muito estúdios, okey, praticamente todos, passaram a falar de seus patrocinadores durante esse tempo. Quem nunca ouviu a famosa frase:

“Kono bangumi wa goran no suponsaa no teikyou de okurishimasu!”

Que significa algo como:

“Este programa foi trazido até você pelos seguintes patrocinadores”

Isso é tudo muito legal, tudo muito bonito, mas o melhor ainda está por vir.

De uns anos pra cá, alguns estúdios perceberam que não existe uso melhor deste tempo ocioso do que mostrar ao espectador uma arte diferenciada. Sejam os personagens ou cenários redesenhados mais detalhamente ou com uma técnica diferente ou até mesmo alguns segundos a mais com nossas waifus. Eu explico! …e mostro:

Em animes como High School DxD esse espaço de tempo ocioso é preenchido, também, entre as pausas para comerciais. O que é conhecido como "eyecatch", no ocidente.

Em animes como High School DxD esse espaço de tempo ocioso é preenchido, também, entre as pausas para comerciais. O que é conhecido como “eyecatch”, no ocidente.

Em Rakudai Kishi no Cavalry vemos belas ilustrações de nossas waifus ao final do episódio

Em Rakudai Kishi no Cavalry vemos belas ilustrações de nossas waifus ao final do episódio

Em Hai to Gensou no Grimgar vemos belíssimas ilustrações dos personagens. Isso é arte de primeira, meus amiguinhos...

Em Hai to Gensou no Grimgar vemos belíssimas ilustrações dos personagens. Isso é arte de primeira, meus amiguinhos…

Aqui vemos a imagem do episódio 10 de Saijaku Muhai no Bahamut, um simples quadro do episódio

Aqui vemos a imagem do episódio 10 de Saijaku Muhai no Bahamut, um simples quadro do episódio

Imagem de um episódio de Heavy Object, essa belezinha ficou assim por quase 10 segundos. Também temos o anuncio dos patrocinadores / distribuidores

Imagem de um episódio de Heavy Object, essa belezinha ficou assim por quase 10 segundos. Também temos o anuncio dos patrocinadores / distribuidores

Mais um do Grimgar, só porque a Mary é linda demais.

Mais um do Grimgar, só porque a Mary é linda demais. PS: É exibido no final do episódio também.

Alguns animes não mantém durações exatamente iguais por episódio, embora se esforcem para fazê-lo. Algumas vezes, os episódios ficam com alguns segundos a mais e não possuem cenas que possam ser cortadas. Nessas horas eles resolvem o problema de outras maneiras, dependendo do seu contrato com a emissora.

Vale comentar, também, que a duração dos episódios não precisa ser exatamente 24 minutos, embora esse tempo seja o mais utilizado.

Então é isso. Espero ter sanado a curiosidade de vocês. Escrevi esse texto para não deixar o blog parado, já que estou há 2 meses tentando escrever o 4º capítulo da “História dos Animes”.

Obrigado por ler e caso você esteja interessado nos animes que estrearão em abril, veja o guia que fiz para a Rede Tsuzuku, CLICANDO AQUI.

Sobre Linki-sensei

Um montante considerável de matéria das estrelas, composto principalmente de carbono, hidrogênio e muita simpatia [não]. Desconsiderando surtos obsessivos por coisas aleatórias, passo boa parte do meu tempo consumindo mangás e animes em grande quantidade. Sou administrador do sites da Rede Tsuzuku e dou aulas de física nas horas vagas, além de pregar que 2D >> 3D.
Postado em Waifulogia. Adicione aos favoritos.
  • Posso morrer em paz agora kkk.
    Kuroko no Basket também tinha seus End Cards com os seus fanservices kkk.

    • Lucas Linki

      [dica: não morra]

  • Kitcat

    Não sabia que os estúdios compravam horários nas emissoras.
    Vocês podiam fazer uma matéria falando quais animes foram exibidos nesse formato.

    • Lucas Linki

      xD. O problema é que pelo menos uns 90% dos animes pagam pelo seu horário de exibição. Obrigado por ler.