Diário do Linki – Doubutsu Sentai Zyuohger

Zyuohger1

Tigre, leão, humano, tubarão e elefante ( furry sentai?)

Hoje, finalmente vou falar sobre “robôs gigantes”. Essa parte do subtítulo do site se refere originalmente à Tokusatsus ( sim, sou fã). Desde o início da Rede Tsuzuku, tentei escrever 5 artigos sobre tokusatsus, mas nenhum vingou. Então, estou aproveitando o hype de ter acabado de assistir a 40ª série da franquia Super Sentai: Doubutsu Sentai Zyuohger.

Imagem comemorativa de 40 anos de Super Sentai

Imagem comemorativa de 40 anos de Super Sentai

Devo avisar algumas coisas ao pessoal que não está familiarizado com tokusatsus:

1 – São séries feitas para crianças e sua finalidade é lucrar com a venda de brinquedos. As séries de Super Sentai, por exemplo, são exibidas aos domingos às 7 horas da manhã no Japão.

2 – Como quase tudo que é feito para crianças de até 10 anos de idade, são os adultos que assistem. Enquanto as crianças estão vendo alguma programação proibida para menores, provavelmente.

3 – Mesmo que a série pareça boba no início, você DEVE dar uma chance. Algumas das melhores e mais maduras séries de tokusatsu que já assisti começaram incrivelmente infantís. Kamen Rider Gaim começou com competições bobas entre grupos de dança e Ressha Sentai Toqger era focado em trens que era movidos pelo poder da imaginação… Ambos foram épicos, muito bem produzidos e terminaram com histórias bem desenvolvidas.

4 – Você pode sentir muita vergonha alheia ao assistir um tokusatsu pela primeira vez, porém, sendo sincero, eu sentia muita vergonha alheia ao assistir animes quando comecei. É uma cultura diferente, com um humor diferente, leva um tempo para se acostumar.

Enfim, a série:

Os gringos estão chamando a série de “Furry Sentai”, porque os heróis são animais humanoides… furries… Você entendeu! Mas eu pessoalmente chamaria de Minecraft Sentai, por motivos óbvios que você vai entender daqui a alguns parágrafos.

SINOPSE ( A MINHA)

Yamato é um zoólogo japones que trabalha como guia em passeios por florestas. Em certo dia de trabalho, ele acaba encontrando um cubo de pedra, cheio de entalhes antigos e que flutua. Este cubo, o Linkcube, o transporta para Zyuland, o mundo de Minecraft onde os Zyuman vivem. Os Zyuman são animais humanoides e 4 deles: Sera, Leo, Tusk e Amu são os guardiões do Linkcube.

snapshot20160215111303
Enquanto Yamato está em Zyuland, a Terra se torna palco de um jogo entre alienígenas. Os Deathgaliens escolhem nosso planeta como o campo de batalha para sua 100ª partida do “Blood Game”, pensando que seriamos um alvo facil. Entretanto, com ajuda dos Zyumen, que agora estão presos na Terra, Yamato decide lutar contra os invasores e proteger a vida em seu planeta.

A PRODUÇÃO:

O uso de computação gráfica ( CG) cresce a cada ano nas séries tokusatsu. No caso de Zyuohger as inserções em CG foram muito bem feitas. O Zyuoh Eagle ( o lider) teve uma ótima cena de luta feita inteiramente em computação gráfica neste primeiro episódio. Todavia, uma ou duas cenas tiveram um CG de baixíssima qualidade. Não dá pra ganhar todas…

CG Bom

CG Bom

As armas me decepcionaram um pouco. Para uma série cujo objetivo é vender brinquedos, os equipamentos, robôs e armas são muito sem graça. São só cubos, não tem nada de maneiro nisso. Provavelmente eles estão querendo atrair essa garotada que joga minecraft o dia inteiro. Pena que a TOEI está 4 anos atrasada para isso… O triste é saber que a TOEI já acertou antes com as armas do 37º Super Sentai.

CG RUIM!

CG RUIM!

Os robôs são meio estranho, são cubos, afinal. Mas gostei deles fazerem combinações de 3 em 3, o que me lembra o início do Kyoryuger ( 37º Sentai). Ainda teremos muitos mechas ( robôs) sendo adicionados, como a Girafa que será utilizado, provavelmente, como uma espada pro robozão.

MINHA REAÇÃO:

A série começou morna. O que é normal. Geralmente os 10 primeiros episódios servem para unir o grupo e apresentar os dramas pessoais de cada personagem. Algo que me chamou atenção e me agradou é que somente o líder do grupo é humano, enquanto os outros 4 ( em breve 5) são zyumen disfarçados de humanos. Isso provavelmente será melhor explorado ao longo da série.

As cenas de luta foram legais, muito bem feitas e a motivação dos vilões é ligeiramente diferente do padrão. Espero ansiosamente que esta história se desenvolva bem, fazendo jus ao 40º aniversário da franquia de Super Sentai.

O robozão! Já vi piores... Ok, pra falar a verdade, eu gostei.

O robozão! Já vi piores… Ok, pra falar a verdade, eu gostei.

[EDIT] Detestei o narrador.

Sobre Linki-sensei

Um montante considerável de matéria das estrelas, composto principalmente de carbono, hidrogênio e muita simpatia [não]. Desconsiderando surtos obsessivos por coisas aleatórias, passo boa parte do meu tempo consumindo mangás e animes em grande quantidade. Sou administrador do sites da Rede Tsuzuku e dou aulas de física nas horas vagas, além de pregar que 2D >> 3D.
Postado em Diário do Linki, Indicações, Para sangrar faíscas, Tokusatsu e categorizado como , , , . Adicione os favoritos permalink.