Alguma vez você já pensou em ser um Mangaká?

Mangaká significa nada mais que “Quadrinhista” e refere-se aos atores japoneses de mangás, mas acredito que você já saiba disso, então vamos ao que interessa.


Provérbio do Dia:

“Não vamos colocar uma meta, deixaremos a meta aberta, e quando alcançarmos a meta, dobraremos a meta!”                                                                   -NEKOPARA, Produtores


Ao assistir animes e ler mangás provavelmente você já deve ter parado um pouco e pensado: “Seria muito maneiro se eu pudesse fazer algo assim…”. Inspirado pelas obras que tanto amamos, acabamos nos imaginando no lugar do autor e consequentemente chega esse questionamento de “Como seria se eu fizesse o meu próprio mangá?”.

Apesar do mercado nacional de mangás estar crescendo cada vez mais, publicações de mangás feitos por brasileiros como acontece no Japão em Editoras, como a Shonen Jump e a Kodansha, ainda não são possíveis, isso talvez seja algo para um futuro distante, mas acredito que você esteja interessado no agora…

E se eu te dissesse que tem sim como você publicar seu projeto mangá que está aí guardado no armário de casa ou salvo em uma pasta do computador?

Imagem do Mangá/Anime Bakuman

Como um amante de histórias em geral, estou sempre escrevendo roteiros, seja de livros, jogos, notícias, entre outros, um dia fiquei me perguntando: “Por que eu não faço um mangá?”. Infelizmente, para mim, desenhar é algo de outro mundo, pois mal consigo desenhar uma bola. Aliás, se eu for competir com desenhos de crianças da 1ª série, eu perderia. Então eu contei a minha ideia louca a uns amigos e criei meu primeiro conceito de mangá (do qual, escrevo a história até hoje, se encontrando com 47 capítulos), mas depois de um tempo comecei a pensar, “Onde diabos vou publicar isso?”. Foi aí que eu comecei a vasculhar pelas “interwebs” até que encontrei um site que atendia tudo o que eu precisava, e até mais: O Smocci.


O QUE É O SMOCCI?

Smocci é um site para artistas amadores que funciona como uma rede social para criadores e leitores. Nele é possível publicar além de mangá, livros e desenhos.

giffu

Página Inicial

Na página inicial temos as obras de destaques do dia, as categorias mais populares, suas assinaturas, livros e artbooks.

Recursos

Ao publicar sua obra, os leitores podem fazer críticas e se inscrever em sua obra para continuarem acompanhando. Caso queira conversar com alguém, compartilhar algo, tirar dúvidas, enfim, existe um chat onde você poderá fazer isso, porém é necessário aguardar um minuto entre cada postagem.

Sistema de Levels

No site também há um sistema de níveis de experiência, semelhante a um RPG. Comentando, fazendo reviews, recebendo inscritos, tudo isso faz você subir de level, conquistando cada vez mais fãs.

Selos

Uma das coisas mais legais e que te deixará ansioso são os selos, alcançando certas metas, você ganhará um correspondente, como Selo das 100 Visualizações, Selo de Persistência ao publicar mais de 10 capítulos.

Monetização

Se você estava achando que não é possível ganhar dinheiro, está enganado, (apesar de que eu não recomendo que faça isso pelo dinheiro) o Smocci oferece uma forma de monetizar sua obra, mas algumas regras precisam ser seguidas:

  1. O autor precisa ter no mínimo 2 capítulos publicados de uma obra para monetizar sua obra caso ele queira, pois o primeiro capítulo sempre será gratuito e não poderá ser monetizado.
  2. O autor não precisa ter assinantes para poder monetizar sua obra.
  3. A obra necessariamente precisa ser um quadrinho ou livro com mais de um capítulo.
  4. 65% do que o Site arrecadar será transferido para a conta do autor no site e poderá ser observada ou requerido o saque no botão em estatísticas essa porcentagem refere se a modalidade de monetização por Smogold.
  5. O saque só será permitido com valores arrecadados acima de R$ 300,00 nos 65% do autor.
  6. 35% do arrecadado irá para o Smocci no caso da monetização na modalidade Smogold.
  7. Para o saque do valor o autor deverá optar por uma das formas de pagamento oferecidas pelo Smocci.
  8. As obras serão monetizadas em Reais Brasileiros(R$) somente na modalidade Smogold onde haverá conversão de valor. Nas modalidades assinatura e smile não haverá valores envolvidos sendo apenas uma modalidade de meta moral.
  9. Caso ele delete os capítulos monetizados sobrando apenas um capítulo na obra esse não será monetizado.
  10. O primeiro capítulo de cada obra sempre será grátis para os leitores, não podendo ser monetizada pelo autor, após a leitura do primeiro capítulo e caso o autor decida monetizar os capítulos posteriores o leitor poderá decidir se deseja ou não pagar para continuar lendo, o valor fica a critério do autor, sendo apenas valores inteiros.
  11. O leitor que pagar para ler um capítulo, terá acesso ao capítulo para leitura durante 30 dias, durante esse tempo ele poderá ler quantas vezes quiser, porém após os 30 dias ele terá que pagar para ler novamente o capítulo.
  12. O autor é quem decide por livre e espontânea vontade se irá ou não monetizar sua obra, podendo escolher entre uma das três modalidade que são:
  • Smogold – Essa modalidade é convertida em reais.
  • Assinaturas – Essa modalidade não gera reais (nenhum tipo de valor financeiro) é apenas uma modalidade para atingir metas morais.
  • Smile – Essa modalidade não gera reais (nenhum tipo de valor financeiro) é apenas uma modalidade para atingir metas morais.


Bakuman

Se você é daqueles que deseja saber tudo sobre os mangás, além de tudo o que rola nos bastidores da vida de um mangaká, recomendo que assistam/leiam Bakuman. Uma história criada pelo mesmo autor de Death Note que fala sobre dois jovens amigos que decidem tornarem-se mangakás, para que assim, um deles, consiga cumprir a promessa de casamento que fez para a garota que amava.


Caso você busque compartilhar suas histórias, seja ela em formato de livros ou mangá, o site Smocci é uma ótima alternativa! Não estou dizendo isso como redator da Tsuzuku, mas sim, como um autor e usuário do site. Então dê uma passada lá, mesmo que você não curta, ou acha que não possui habilidade para escrever histórias, ainda poderá encontrar obras fantásticas, divertidas e inusitadas de diversos usuários para desfrutar.

Desde julho desse ano venho publicando um livro no Smocci enquanto meu mangá não sai. Usando o pseudônimo de Ikami Oshito, toda semana publico um capítulo de “Manga-Manga”, uma obra original de romance sobrenatural.

El Psy Congroo…

About The Author

Icaro Martins

Aspirante a escritor. Gosto de tudo relacionado a cultura oriental. Sempre buscando me manter atualizado sobre as novidades. Adoro curiosidades e referências. Tenho o sonho de me tornar roteirista e diretor de cinema e não irei desistir tão cedo disso, afinal, com "Amizade, Esforço e Vitória" tudo é possível.

Related Posts

  • http://www.facodesign.com Faço Design

    Muito massa! Parabéns pelo seu blog!

    • Icaro Miguel

      Muito Obrigado! Ainda estou começando, espero melhorar a cada post! HAHA