Você sabe o que é Tsuzuku Awards?

O Tsuzuku Anime Awards é uma premiação anual feita pela Academia Tsuzuku com finalidade crítica e de debate de opiniões, tanto para o público, quanto aos outros colaboradores da área. Nessa 4ª Edição contará com 40 categorias, e está repleto de novidades, a principal delas é a inclusão da categoria de Melhor Mangá.


Provérbio do Dia

gloria-pires-sensei

“Não sou capaz de opinar” – PIRES, Gloria


Quando chega o fim do ano é a hora de fazer aquela pergunta: “Qual foi o melhor anime do ano?“, ou “Qual abertura eu mais gostei?“. Seja no começo do ano seguinte, seja no final do ano, toda indústria que se preze elege seus melhores com base em seu desempenho no ano, separando os candidatos em diversas categorias que variam de acordo com o tipo de premiação, ou da escolha dos organizadores. Para a votação são escolhidos jurados que podem ser tanto o público em geral, quanto uma seleção interna. E é claro que com a Rede Tsuzuku não seria diferente e é por isso que existe o Tsuzuku Anime Awards.

Diferente dos outros posts, esse não tem muito caráter informativo, pois dessa vez se trata das minhas apostas para o TSA 2017. Como um dos jurados, eu posso falar das categorias que eu votei e porquê o meu candidato escolhido deve vencer. Já irei avisando que nem todas as categorias serão analisadas, já que eu não possuo habilidades/capacidade para avaliá-las. Assim como eu não assisti todos os animes, pois estou na Tsuzuku a pouco tempo, e até então, só assistia os animes que me interessavam, mas espero que no próximo seja diferente e eu possa ter uma credibilidade maior para julgar quem deve ou não ganhar. De certa forma, esse também é o primeiro Yorozuya Anime Awards!

E sem mais delongas… JUST DO IT!


Pior Anime do Ano

E os indicados são…

mayoiga

Mayoiga

2961

Big Order

divine-gate

Divine Gate

Aquela famosa categoria do RAGE, os animes que nos decepcionaram mesmo quando não esperávamos nada. Eu conferi os três da lista e sinceramente, não recomendo nenhum, mas de todos, acho que o Divine Gate é o menos pior, pois ele é um anime ruim e apenas isso. Ele é chato e bem genérico, mas dependendo da pessoa, ela ainda pode querer acompanhar até o final, porém, não garanto que ela se sentirá muito satisfeita com isso.

Quando você ouve que uma obra do mesmo autor de Mirai Nikki ganharia anime, se você gostou da obra anterior, obviamente sua reação seria positiva, mas ao assistir Big Order acredito que toda essa sua empolgação vá pelo ralo. Mesmo que a sinopse e a arte não tenha me agradado muito, eu ainda tentei dar uma chance ao anime por causa do nome do autor, porém, Big Order peca em tantos aspectos que mais parece uma cópia do próprio Mirai Nikki, e uma cópia ruim ainda por cima. Tudo é tão genérico que decepciona, o que me faz acreditar que o autor é apenas “O Autor de Uma-Obra-Só”. Alguém que teve uma única boa ideia e que agora vive na sombra do próprio sucesso.

Mas de todos, acho que o campeão é Mayoiga. Não se deixe enganar pela sinopse que remete a desgraça e sanguinolência, nada do que você imaginar para Mayoiga se concretizará. Baseado na sinopse e nos primeiros episódios, fica no ar a ideia de ser mais um dos famosos “Battle Royales”, como Danganronpa, Another, Corpse Party, entre outros.

mayoiga

Omedetou… E eu odeio a música da baleia!

Você se prende a essa ideia e fica esperando o momento que os personagens irão se matar, tal momento que nunca chega. Mas o pior de Mayoiga é que seu enredo se perde totalmente após a metade do anime, e quando eu digo que se perde, não é pouco. Tudo é tão absurdo, confuso e sem noção que você se pergunta o que diabos você está fazendo da vida ao assistir aquilo e se os roteiristas andam sob efeitos de produtos ilícitos enquanto trabalham. E é claro com personagens super genéricos e com motivações extremamente toscas. Isso me decepcionou de tal maneira que na minha opinião, Mayoiga merece o título de Pior Anime de 2016.


Inovação do Ano

E os indicados são…

Mob01

Mob Psycho 100

yuri-on-ice

Yuri!!! on Ice

PortadaSekkouBoys

Sekkou Boys

Um anime de patinação com romance entre dois homens, uma comédia sobre bustos de gesso e uma comédia shonen atípica. Todos esses animes trouxeram algo fora do padrão ano passado, e podem ser boas indicações para aqueles que “buscam sair da mesmice”. Infelizmente, dos três, eu assisti apenas Mob porque foi o que mais me chamou a atenção.

Mob01

“Se todos não são especiais, talvez você possa ser o que quiser ser.”

Eu acredito que ele deva ganhar, não só por conta de sua popularidade, mas sim porque Mob Psycho 100 trouxe algo diferente sem te jogar na cara, foram alguns detalhes que no final fizeram toda a diferença. Mob é aquela comédia disfarçada de mais do mesmo, quando na verdade é uma obra que satiriza a sociedade moderna, colocando diversos pontos disfarçados de simples piadas, para se refletir um pouco. Então, meu voto de Inovação do Ano de 2016 vai para ele. Porém, mesmo se Yuri!!! on Ice ou Sekkou Boys vencerem, não terá sido por falta de mérito, pois do pouco que eu vi desses animes, sei que eles buscaram algo diferente.


Influência do Ano

E os indicados são…

13108349_f496

Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

Erased

macross-delta

Macross Delta

Sem dúvida, o anime mais popular de 2016 foi Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu. Um anime que fez barulho nas redes sociais na sua época de lançamento. Semana a semana diversas pessoas debatendo sobre o que aconteceu e o que iria acontecer.

13108349_f496

Parece que o público gosta de ver o protagonista se ferrando de verde e amarelo, ou melhor, de vermelho (perdão, não resisti)

Mesmo Boku Dake ga Inai Machi (Erased) que teve um sucesso estrondoso na sua época, não chegou tão longe quanto Re:Zero, por isso, meu voto de Influência do Ano de 2016 vai para ele. Infelizmente eu não assisti Macross Delta, sua proposta não me interessou, mas sei que ele fez muito sucesso no Japão.


Melhor OVA/ONA

E os indicados são…

img_main01_pc

Koyomimonogatari

MAHOU

Mahoutsukai no Yome

planetarian_capa

Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume

De todos da lista, o único que eu assisti foi Koyomimonogatari e infelizmente só posso falar por ele. Nessa série de doze episódios, acompanhamos mais algumas breve situações da vida do nosso querido Araragi. Me desculpem os fãs das outras obras, mas como assisti apenas Koyomi, hoje meu voto de Melhor OVA\ONA de 2016 vai para ele.

img_main01_pc

Arararagi – Me desculpe, eu bati no teclado ;’) – O meio vampiro que você respeita


Melhor Enredo

E os indicados são…

1448123671-shouwa-genroku-rakugo-shinjuu-fci

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

13108349_f496

Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Boku-no-Hero-Academia-Opening-726x400

Boku no Hero Academia

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

Erased

maxresdefault

Gundam: Iron-Blooded Orphans

Da lista, eu não vi apenas o Showa Genroku Rakugo Shinjuu, mas ainda pretendo vê-lo e pelo que ouvi, seu enredo é lindo em todos os aspectos. Gundam: Iron-Blooded Orphans eu apenas comecei a assistir, então não sou capaz de avaliar a história, além do mais, esse é meu primeiro Gundan. Entretanto, se tratando dessa franquia tão famosa e respeitada, creio que o enredo deva ser de muita qualidade.

Apesar de ter gostado de Boku no Hero Academia, não acho que sua primeira temporada tenha tido o suficiente para avaliar. Tudo ainda está em um estágio de desenvolvimento, somente após a segunda temporada que lançará esse ano, poderemos dizer algo sobre qual caminho Boku no Hero irá seguir.

Erased teve um enredo maravilhoso que soube ligar um episódio com o outro perfeitamente, me deixando mais ansioso a cada semana, entretanto, seu final foi muito desapontador para mim, de tal maneira que deixou um gosto amargo, me fazendo pensar que toda aquela ansiedade pelo seu desfecho foi inútil. Mas não foi apenas o “final” em si que me desapontou, já que é inegável que o anime perdeu o foco após a conclusão do primeiro arco (Não vou dizer mais nada à respeito pois seria um spoiler muito grande da história).

13108349_f496

Dois votos já ein Subão.

Nem todos os episódios de Re:Zero foram de tirar o fôlego, alguns foram mais parados, outros mais para desenvolver personagens como em qualquer anime que se preze. Porém, o anime se manteve firme em seu objetivo do começo ao “fim” – sim, com aspas, pois Re:Zero não teve um final propriamente dito, ele apenas concluiu toda a bola de neve que foi se formando na vida do pobre coitado do Subaru. Ficou claro que a jornada do Salvador de Waifus ainda tem muito chão pra correr. Diante de tudo isso, eu acho que Re:Zero merece meu voto como Melhor Enredo de 2016. Foi prazeroso do começo ao fim assisti-lo e ainda me deixou ansioso para o que poderá acontecer em seguida na história.


Melhor Roteiro Adaptado

E os indicados são…

Mob01

Mob Psycho 100

Boku-no-Hero-Academia-Opening-726x400

Boku no Hero Academia

d-snf-mobile-suit-gundam-unicorn-02-dce642ae-mkv_snapshot_32-34_2011-02-14_05-27-17

Gundam: Unicorn

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

Uma lista recheada de bons indicados, qualquer um que ganhar não será por falta de mérito. Enquanto temos por aí estúdios que estragam todo o material original, comprometendo todo o talento do autor, ainda há alguns que mesmo arriscando algo novo, ainda sim, entregaram excelentes adaptações.

Aliás, dessa lista, apenas Gundam: Unicorn não é da Bones, o que prova o cuidado que o estúdio tem em adaptar as obras. De todos, eu li apenas o mangá de Boku no Hero Academia, que foi seguido fielmente por boa parte do anime, mas teve sua a história cortada em alguns pontos para caber em 13 episódios.

Mob01

O desenho do ONE ainda consegue ser melhor que o meu…

Entretanto, pelo talento do estúdio em transformar Mob Psycho 100 no hit que foi, e por todo o histórico do mangá, meu voto de Melhor Adaptação de 2016 vai para Mob. Mas volto a repetir, qualquer um da lista merece ganhar o prêmio.


Melhor Roteiro Original

E os indicados são…

yuri-on-ice

Yuri!!! on Ice

kiz

Kiznaiver

maxresdefault

Gundam: Iron-Blooded Orphans

91

91 Days

flip-flappers-kv

Flip Flappers

De todos, o único que eu vi foi Kiznaiver, um anime original do estúdio Trigger, famoso por animes non-sense. Justamente por isso muita gente deve ter ficado com um pé atrás em Kiznaiver, que tinha uma proposta mais séria e dramática.

kiz

Parabéns, Destruidor de Kokoro Simulator

Eis que o anime me surpreendeu além do que eu imaginava. Com uma ótima dose entre comédia e drama o anime é focado nas relações pessoais e amorosas dos personagens centrais, e não só isso, pois é muito óbvio que todo o anime é uma metáfora sobre as relações humanas, sendo muito além de um drama adolescente cliché que todo mundo já está cansado, e é por isso que meu voto de Melhor Roteiro Original é para Kiznaiver.


Melhor Drama

E os indicados são…

kiz

Kiznaiver

91

91 Days

5683bff24536f5d30997bccc9eee0d951475644118_full

Hibike! Euphonium 2

maxresdefault

Gundam: Iron-Blooded Orphans

Depois de tudo o que eu disse na categoria anterior acho que ficou bem óbvio qual a minha escolha nessa, não é?

kiz

Assista depois depois de um dia ruim, cheio de decepções, de preferencia, se você estiver muito abalado.

Com personagens bem trabalhados e uma trama de partir o kokoro em migalhas, Kiznaiver é o Melhor Drama de 2016, sem dúvidas.


Melhor Comédia

E os indicados são…

KonoSuba1

Kono Subarashii Sekai ni Shukufukuwo!

relifegal2

Re:Life

sakamoto

Sakamoto Desu ga?

PortadaSekkouBoys

Sekkou Boys

A comédia sobre um fracassado que tem a chance de fracassar pela segunda vez, a vida cotidiana do cara mais COOL, COOLER, COOLEST já feito (mais conhecido como slife of life do Sebastian), ou o inútil que foi para um mundo de rpg para formar uma party ainda mais inútil?

Escolher entre ReLIFE, Sakamoto Desu ka? e KonoSuba não foi nada fácil, e infelizmente somente um deles pode vencer (como já disse, não assisti Sekkou Boys).

KonoSuba1

Em uma party com uma deusa troll, uma cavaleira masoquista e uma maga inútil, o que poderia dar errado?

Então, para decidir o melhor, eu escolhi aquele que mais me divertiu, que mais me fez rir e sem dúvida, foi Konosuba, para mim, a Melhor Comédia de 2016. Acompanhar as aventuras do pobre Kazuma que come o pão que a Aqua amaçou não tem preço.


Melhor Suspense

E os indicados são…

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

Erased

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

91

91 Days

Durante a indicação eu sinceramente fiquei surpreso por ver Bungou Stray Dogs como “suspense”, e mais surpreso ainda por estar entre os finalistas, mas eu não vou criticar a escolha dos superiores (no lugar de Bungou, acho que merecia estar aqui Danganronpa 3 – Mirai).

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

“Quem é o maldito assassino?!” – Eu

No fim, o que importa são os indicados atuais, e sem dúvida, Erased merece ser o vencedor como Melhor Suspense de 2016. Um anime que me prendeu por muitas semanas, me deixando aflito sobre o que poderia acontecer em seguida, mesmo com o final, que para mim, foi bem decepcionante, é inegável que o suspense foi muito bem trabalhado , e por isso merece meu voto.


Melhor Ação

E os indicados são…

Mob01

Mob Psycho 100

Boku-no-Hero-Academia-Opening-726x400

Boku no Hero Academia

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

Mesmo em um anime de Ação, é difícil ter muitas lutas no começo, elas são mais rápidas, ou mais simples, pois é necessário tempo para desenvolver/apresentar personagens, então normalmente não se gasta 3 ou 4 episódios em uma única luta logo no início da jornada. Nos levando a escolher uma ou duas lutas de destaque em um anime de 12 ou 24 episódios. Inclusive, o único que é 2 cour (animes que geralmente possuem entre 22 a 24 episódios) é o Bungou Stray Dogs. Outra curiosidade é que todos os animes dessa categoria foram animados pelo estúdio Bones, o que só prova a competência do estúdio.

Voltando ao assunto principal, se fossemos comparar com Naruto e One Piece que estão no ar atualmente, é quase certo que esses novos animes estariam abaixo no quesito ação, mas isso não quer dizer que lhes faltam ótimas cenas.

Em Boku no Hero Academia temos ótimas cenas de ação, tanto na famosa cena do Izuku usando o One For All pela primeira vez, quanto na disputa entre o Bakugou e Izuku na primeira primeira aula prática. Mas sem dúvida, a melhor cena é a luta entre o All Might e Noumu que foi de tirar o fôlego.

Bungou eu ainda estou começando a segunda temporada, então não posso falar pela segunda infelizmente, mas a minha cena favorita é a batalha do trem na primeira temporada, onde temos Atsushi contra Kyoka e Akiko contra Motojiro, mostrando todo o poder da Akiko.

Em Mob temos diversas cenas de lutas, acho que é o anime que mais tem, na verdade. A luta entre Mob e Teru é sensacional, principalmente pelo Teru se achar o melhor de todos, mas quando o Mob decidiu usar seus poderes, a luta tomou um rumo completamente diferente. Com tantas cenas de ação incríveis, fica difícil escolher uma só. Minhas favoritas são Mob contra Koyama, que considero, a melhor luta do ano passado, e Reigen contra toda a Garra (Tsume, no original), uma luta que me fez gostar ainda mais do personagem, que para mim, de longe já era o melhor de toda a série.

Mob01

REIGEN HOMÃO DA P@#!!

Mesmo tendo gostado muito de todos os animes, Mob Psycho 100 foi o que mais me fez arregalar os olhos para suas cenas de ação maravilhosa que funcionavam muito bem com a animação fluída que a Bones nos trouxe e é por isso que eu considero o anime a Melhor Ação de 2016.


Melhor Anime Curto (4-15 episódios)

E os indicados são…

1448123671-shouwa-genroku-rakugo-shinjuu-fci

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Mob01

Mob Psycho 100

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

Erased

yuri-on-ice

Yuri!!! on Ice

1470114912-a91f093fde9cf1a5af104bd849ecc0d4

Space Patrol Luluco

Quem disse que um anime de até doze episódios não pode ser rico em conteúdo? Seja pelo roteiro de Erased, ou pela forma que toda a obra do ONE, Mob te conquista, ambos os animes me marcaram. Mas ainda sim, eu tenho que escolher o melhor.

Mob01

Mob atingiu o estado 100% de Felicidade

E sem dúvida o melhor Melhor Anime Curto de 2016 que eu assisti é Mob Psycho 100.


Melhor Diretor

E os indicados são…

img_main01_pc

Akiyuki Shinbo

13108349_f496

Masaharu Watanabe

Mob01

Yuzuru Tachikawa

1b5ebe2a3ef25e4fe23d0861cd908c511451466235_full

Tomohiko It

1448123671-shouwa-genroku-rakugo-shinjuu-fci

Omata Shinichi

Uma lista recheada com grandes nomes e grandes animes. Como sempre, Shinbo fez um excelente trabalho em conduzir essa singularidade chamada Monogatari, algo que não deve ser nada fácil, creio eu.

Watanabe dirigiu um anime que se tornou um dos maiores sucessos de 2016. Toda forma como Re:Zero é conduzida se deve ao grande talento do diretor.

Pelo que ouço falar de Showa, acredito que o diretor do anime deva ter conduzido com maestria essa obra que parece ser muito emocionante e prazerosa de se assistir, e mais uma vez ficarei devendo minha análise…

Em Erased, temos todo aquele clima de mistério. Ao assisti-lo, por vezes você pode acabar se imaginando em uma das clássicas obras americanas de mistério, tudo isso graças a It, que soube deixar além disso, sempre uma surpresinha no final para nos deixar ansiosos para o próximo episódio.

Mob01

Mob, Mob, what do you want?

Mas quem eu acho que realmente merece ganhar é o Yuzuru Tachikawa, o que dizer de um diretor que decidiu apostar em Mob Psycho 100 usando o desenho original do ONE? Para quem não sabe, ONE é o autor de One Punch Man e Mob, porém One Punch Man é redesenhado pelo Yusuke Murata para ser publicado fisicamente na Shonen Jump, pois… digamos que o forte do ONE não é o desenho. Já Mob, só possui uma versão Web original do ONE. A maioria dos diretores poderiam pensar em redesenhar o mangá, adaptando os traços para ficar mais “atrativo”, entretanto, Tachikawa não seguiu por esse caminho, mas ainda sim, conseguiu deixar esses mesmos traços, “bonitos”. Além da forma que tudo é conduzido na história, e é por isso que  acho que ele merece ganhar como o Melhor Diretor de 2016. Mas como não sou eu quem decido, acredito que quem vencerá será o Tomohiko It (Erased), ou Akiyuki Shinbo (Koyomimonogatari).


Melhor Estúdio

E os indicados são…

bones

Bones (Mob, Bungou, Boku no Hero)

Sunrise

Sunrise (Gundam: I.B.O., Unicorn e Origin)

a1newyears2012-400x377

A-1 Pictures (Erased, Hai to Gensou no Grimgar)

Trigger

Trigger (Kiznaiver e Space Patrol Luluco)

Não há muito o que se falar sobre essa categoria, ao longo dessa matéria, eu já citei diversas vezes esse estúdio.

bones

Mesmo com o estúdio Trigger nos trazendo Kiznaiver, uma obra que eu particularmente gostei muito, não há como comparar ao trabalho da Bones do ano passado. Bungou, Mob e Boku no Hero, três animes que fizeram enorme sucesso ano passado, e são também alguns os mais indicados aqui no TSA, assim como o estúdio também é o que possui a maior indicação. Com tudo isso, acredito que o Estúdio Bones ganhará unanimemente como Melhor Estúdio de 2016.


Melhor Traço

E os indicados são…

d-snf-mobile-suit-gundam-unicorn-02-dce642ae-mkv_snapshot_32-34_2011-02-14_05-27-17

Gundam Unicorn

news-sjimxs71n5akqje

Koutetsujou no Kabaneri

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

Boku-no-Hero-Academia-Opening-726x400

Boku no Hero Academia

Aquors_lineup

Love Live! Sunshine!!

Essa categoria também não há muito do que se falar. Sem dúvidas, o anime com o Melhor Traço de 2016 para mim é  o Bungou Stray Dogs. Com exceção do protagonista (que por algum motivo parece ter um traço/coloração diferente dos demais, pelo menos para mim) todos os outros personagens são muito bem desenhados, é bonito de assisti-lo, se é que você me entende.

bungoustrays

Lindo vocês, viu…


Melhor Animação

E os indicados são…

Mob01

Mob Psycho 100

cover

Haikyuu – 2ª e 3ª temporada

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

Tales-of-Zestiria-the-X

Tales of Zestiria the X

Não deve ser surpresa para ninguém que pelo menos no quesito Animação, a Bones (Mob, Bungou), a Production I.G (Haikyuu) e a Ufotable (Tales of Zestiria the X) mandam muito bem. Se você é daqueles que se importa com a animação, recomendo ver os animes desses estúdios. Lembro-me até hoje da primeira vez que vi Fate – UBW (Ufotable), “aquilo” era animação de verdade – eu pensei. Como de costume, nessa categoria estão concorrendo animes que representam esses estúdios e escolher somente um, não é uma tarefa muito fácil.

Mob01

Mob Psycho 100

As lutas de Tales, a fluidez e jogo de câmera de Mob, ou toda a perspectiva e efeito de impacto de Haikyuu?

Entre os três, eu escolhi Mob Psycho 100 como Melhor Animação de 2016. Tudo no anime é bem feito, as lutas, movimentação, efeitos. Lembro da época que saiu o episódio 8 de Mob, o pessoal da Rede ficou comentando o quão espetacular foi a luta entre Mob e Koyama. Naquele momento, estava estabelecido quem merecia o título de melhor animação, na minha opinião. Realmente me parte o coração não escolher Haikyuu ou Tales of Zestiria, e se eles ganharem, eu ficarei contente do mesmo jeito.


Melhor Compositor

E os indicados são…

30692-hiroyukisawano-j1lq

Hiroyuki Sawano (Kabaneri/Gundam Unicorn)

1edc4560feff4726a3238ebbc58fba69

Yuuki  Hayashi (Boku no Hero e Kiznaiver)

hqdefault

Saeko Suzuki (Macross Delta)

Yuki-Kajiura

Yuki Kajiura (Erased)

23431-kenjikawai-e35z

Kenji Kawai (Joker Game)

t-matsushiba_piano

Taku Matsushiba e Tarou Umebaya (Yuri on ice!!!)

Para quem acompanha o mundo das OSTs, já deve estar acostumado com alguns nomes aqui e já fez sua lista sobre o provável, vencedor. Mas calma, pois essa categoria terá um plot twist.

O meu compositor favorito do ano passado não fez somente a trilha sonora de um, mas sim de dois animes. Yuuki Hayashi compôs a trilha sonora de Kiznaiver e Boku no Hero Academia, dois animes com trilha sonora maravilhosa. Boku no Hero que o diga, cada música empolga, emociona, dando uma sensação de jornada épica, combinando perfeitamente com o clima do anime. E é por isso que ele é o Melhor Compositor de 2016.

1edc4560feff4726a3238ebbc58fba69

You Can Become a Hero!

Imagino que alguns pensaram que seria o Mestre Louva-Deus, Jedi das OSTs, Hiroyuki Sawano (Kabaneri/Gundam Unicorn) ou a Deusa Yuki Kajiura, mas a trilha sonora de Boku no Hero me agradou mais, apesar de eu ter gostado da OST de de Gundan Unicorn. Mas só do fato de outro compositor ter me feito ficar em dúvida, já é algo que valha meu voto. Mas acredito que o Sawano vá ganhar de qualquer jeito.


Melhor OST

E os indicados são…

news-sjimxs71n5akqje

KABANERIOFTHEIRONFORTRES (Kabaneri)

Boku-no-Hero-Academia-Opening-726x400

You Can Become a Hero (Boku no Hero Academia)

d-snf-mobile-suit-gundam-unicorn-02-dce642ae-mkv_snapshot_32-34_2011-02-14_05-27-17

6thMob (Gundam Unicorn)

news-sjimxs71n5akqje

noname (Kabaneri)

Uma das minhas categorias favoritas, eu simplesmente amo ouvir trilha sonora de animes, volta e meia eu saio caçando algumas por aí. Minhas favoritas da lista são 6thMobYou Can Become a Hero KABANERIOFTHEIRONFORTRES. Todas são excelentes e duas delas são do Hiroyuki Sawano (o que comprova minha teoria de que ele será o vencedor em Melhor Compositor).

Mas é inegável que minha favorita é You Can Became a Hero, canção composta por Yuuki Hayashi e é uma das músicas temas de Boku no Hero Academia. Outra que eu gosto bastante também é a You Can Say Run, também composta pelo Yuuki Hayashi, mas que infelizmente não está concorrendo. Essa é a música tema da famosa luta entre All Might e Noumu.


Melhor Canção em OST

E os indicados são…

d-snf-mobile-suit-gundam-unicorn-02-dce642ae-mkv_snapshot_32-34_2011-02-14_05-27-17

Re I – Aimer (Gundam Unicorn)

news-sjimxs71n5akqje

Through My Blood – Aimer (Kabaneri)

macross-delta

WALKÜRE – Ikenai BORDERLINE (Macross Delta)

news-sjimxs71n5akqje

Grenzlinie (Kabaneri)

Para quem não entendeu, essa categoria é aquela que escolhe qual das OSTs “cantadas” é a melhor, ou seja, aquela que é de fato uma “música”, mas não é a abertura nem o encerramento, elas tocam normalmente durante o anime. Assim como a Perfect Time (Nanatsu no Taizai) e a Bios (Guilty Crown).

Meu voto de Melhor Canção em OST de 2016 foi para WALKÜRE – Ikenai BORDERLINE. Mas dessa vez eu terei que ser bem sincero, me desculpem os leitores, mas eu sou obrigado a falar…

Nenhuma das músicas que estão concorrendo me agradaram, eu votei em  Ikenai BORDERLINE por eliminação. Eu fiquei bem decepcionado pois existiam músicas bem melhores, mas não foram para a parte final por causa da popularidade desses animes. Dois exemplos são as músicas Life Will Change e Last Surprise, ambas pertencentes ao OVA de Persona 5 – The Day Breakers, que infelizmente não poderão concorrer…


Melhor Abertura

E os indicados são…

b0c6f56d861226207ea3c49d48ab41c362d2e5ddc5f18a6a84d4557dd31d350d

99 – MOB CHOIR (Mob Psycho 100)

db0

Great Days – DIU (Jojos’s Biazarre Adventure – Diamond is Unbreakable)

kHPal3R

Lay Your Hands On Me – BOOM BOOM Satellites (Kiznaiver)

bokuop

Re:Re – Asian Kung-fu Generation (Erased)

tumblr_oadenyg2OM1u21ng6o1_r1_500

Signal – TK from Ling Tosite Sigure (91 Days)

tumblr_o565pwHtpQ1ri2bgao1_400

Reason Triangle – QUADRANGLE (Joker Game)

O que seriam dos animes sem suas icônicas aberturas?

Essa é outra categoria que eu gosto bastante, assim como as OSTs, eu também procuro por ótimas aberturas, foi assim que eu conheci Kuroshitsuji e [C]: The Money of Soul and Possibility Control, por exemplo.

A abertura de Erased (Re: Re) é feita por uma das minhas bandas favoritas, a Asian Kung-fu Generation. E se você não lembra do nome, tenho certeza que já ouviu ao menos uma de suas músicas. Estou falando da Haruka Kanata (não é “Hakuna Matata), 2ª abertura de Naruto! Mas que também já compôs para Fullmetal Alchemist. Essa música já existia antes do anime, ela foi feita em 2004 e foi uma ótima escolha porque combina muito bem com toda a proposta do anime. Além de todo o visual da abertura, algumas vezes parecem aleatórias, mas ao final do anime faz todo o sentido.

Ambas as aberturas de Joker Game e 91 Days eu vi, porém não assisti o anime, mas ao menos sei do que se trata e acho que a abertura combina muito bem com a proposta, ao menos visualmente. Delas é só isso que eu poderei falar infelizmente.

A abertura de Kiznaiver, Lay Your Hands On Me, da falecida banda BOOM BOOM Satellites, é uma música sem muita letra, ela vai mais pela instrumental, mas é algo tão agradável e que ao mesmo tempo empolga que somados a uma abertura bem criativa e diferenciada, dão um ar próprio a abertura. Particularmente é minha terceira abertura do ano passado e por muito tempo ficou sendo a primeira até…

Uma das melhores aberturas já feitas na história dos animes – Great Days, se você não concorda comigo, assista Jojo – Diamond is Unbreakable e volte aqui para cantarmos juntos. A primeira vista, a música é totalmente desconexa com o clima da série, principalmente por se tratar de uma abertura que representa o arco final do anime, onde tudo fica mais sério e o enredo se encaminha para seu desfecho, mas ao assisti-lo você percebe que acontece algo totalmente inesperado, não é a abertura que se encaixa no anime e sim o contrário (conseguiu entender?). Segundo alguns comentários que vi, as pessoas diziam que a abertura não parece ser de um anime de mistério e sim de um slife-of-life. Só que JoJo DiU é algo tipo isso, pois esse é o gênero inicial até aparecer Yoshikage Kira, o vilão principal (que ironicamente quer que o anime volte a ser um slife-of-life). Na verdade, acho que a abertura faz toda uma menção a ele e a esse desejo, por isso que é ele quem “abre” a abertura. Sem contar de sua “versão alternativa”, eu já sabia disso pelo pessoal da Rede, mas ao ver com meus próprios olhos, admito que fiquei de boca aberta. Resumindo, assista JoJo e você entenderá.

Se Great Days é uma das melhores aberturas, “99” de Mob Psycho 100, da banda MOB CHOIR, é uma das aberturas que mais representam um anime. A letra da música não tem muito segredo, pois ela se refere ao Mob como se fossem palavras de seu “mestre” Reigen. Além de a cantora, contar de 1 a 99 na abertura inteira (isso é sério, e é muito maneiro), o motivo é mais do que óbvio. Mas é em sua parte visual que ela se destaca, de início tudo é muito confuso, repleto de coisas aleatórias e nonsense, tudo muito psicodélico, mas quanto mais você assiste, mais faz sentido. Cada pedacinho de cada canto da abertura é uma referência a um episódio do anime e isso é simplesmente brilhante! O diretor do anime realmente foi bem criativo na hora de bolar uma coisa dessas e mesmo me partindo o coração ter que escolher apenas uma, para mim, 99 de Mob é a Melhor Abertura de 2016. Se Great Days ganhar, eu também ficarei feliz.


Melhor Encerramento

E os indicados são…

HEROES – Brian The Sun (Boku no Hero Academia)

ninelie – Aimer (Koutetsujou no Kabaneri)

Hajimari no Sokudo – Sangatsu no Phantasia (Kiznaiver)

Next 2 U-eUC – Sawano Hiroyuki (Gundam Unicorn)

Namae wo Yobu yo – Lucky Life (Bungou Stray Dogs)

Rain or Shine – ELISA (91 Days)

Tão importante quanto a abertura, os famosos encerramentos também se mostram de qualidade e alguns podem ser melhores até que muitas aberturas, como é o caso de Samurai Heart (Gintama) e Kisetsu wa Tsugitsugi Shindeiku (Tokyo Ghoul 2).

Eu não vou alongar tanto nessa categoria quanto foi na de Melhor Abertura, pois para mim é bem claro qual eu achei melhor. Por mais que eu tenha gostado do primeiro encerramento de Bungou Stray Dogs (Namae wo Yobu yo), a abertura de Kiznaiver superou. Muito além do clássico encerramento com imagens estáticas, em Hajimari no Sokudo de Kiznaiver vemos cada uma das garotas segurando o uma flor, assim como uma sequência de flores seguidas por uma rápida transição dos olhos delas. Se você conhece linguagem floral perceberá que cada uma delas representa a personalidade das garotas. Isso é muito legal de se pensar, pois isso passaria despercebido por muitas pessoas. Não preciso nem falar da linda música feita pela Sangatsu no Phantasia, né? Eu descobri isso graças a esse post na época que o anime estava passando.


Melhor Personagem Masculino

E os indicados são…

All Might (Boku no Hero Academia)

Arataka Reigen (Mob Psycho 100)

Sakunosuke-oda-bungou-stray-dogs

Sakunosuke “Odasaku” Oda (Bungou Stray Dogs)

Osamu Dazai (Bungou Stray Dogs)

Rohan Kishibe (JoJo’s Bizarre Adventure – Diamond is Unbreakable)

Sukeroku Yuurakutei (Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu)

Mesmo com Rohan Kishibe como um dos indicados, admito que meu favorito de JoJo’s Bizarre Adventure – Diamond is Unbreakable é o Okuyasu. Mas eu entendo o porque dele estar na lista. Certamente ele tem aquele jeitão exótico que sempre atrai mais fãs.

E por falar em exótico, temos o grande Dazai na lista. Esse era mais do que óbvio, sem dúvida é o melhor personagem de Bungou Stray Dogs, sempre que aparece rouba a cena, seja na hora da comédia, seja na hora de levar a sério.

All Might já era um dos meus personagens preferidos de Boku no Hero Academia, mas após ele dar uma aula do que realmente é “ser Herói” acho mais do que merecido sua indicação. Sua luta contra o Noumu já foi citada aqui algumas vezes, mas não foi só pela animação ou trilha sonora que fez essa luta espetacular, toda a carga dramática explodindo nesse momento, com um homem que tem o peso de carregar o Símbolo da Paz provando o porque ele é esse Homem.

tumblr_oaiu98vdCZ1slvqiko1_500

Sinta essa mitagem

Mas nenhum deles chega perto do “Homão” de 2016, é claro que me refiro a Arataka Reigen, personagem de Mob Psycho 100, “mestre” de Mob. Um homem sem poder algum que serve de mestre para um paranormal mega poderoso, só isso já é o bastante para atiçar a curiosidade sobre esse personagem, porém Reigen não é só isso, ele é uma espécie estelionatário que comanda uma falsa agência sobrenatural, e sempre que recebe clientes, dá um jeitinho de conseguir enganá-los usando seus truques. Assim, as pessoas acreditam que os espíritos que os atormentam foram exorcizados, e quando o caso é realmente sério, ele chama Mob, que o ajuda, só que até mesmo Mob acha que Reigen possui poderes. Apesar de agir assim, ele não é de fato uma má pessoa, pois sempre dá conselhos ao Mob, que o fazem refletir sobre si mesmo e encarar a vida. E isso o torna o Melhor Personagem Masculino de 2o16.


Melhor Personagem Feminino

E as indicadas são…

Rem (Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu)

Izumi Shimomura (Ajin)

Oumae Kumiko (Hibike! Euphonium 2)

Ochako Uraraka (Boku no Hero Academia)

Chizuru Hishiro (Re:Life)

Reimi Sugimoto (JoJo’s Bizarre Adventure – Diamond is Unbreakable)

Certamente uma das categorias favoritas de muitos, pois nela escolhemos a “Melhor Garota”, ou a “Melhor Waifu”, mas o intuito dessa categoria não é escolher aquela que pareceu mais bonitinha, aquela que fez mais carinhas fofas, que ficou com o protagonista no fim, e sim uma categoria que escolhe aquela que foi de fato útil na história, que teve presença, e iria fazer grande falta se não estivesse ali. Acredito que é por isso que não se chama “Melhor Waifu”, ou algo do tipo. Independente disso, esse ano temos ótimas candidatas.

Reimi é a personagem que dá início de fato a trama de JoJo DiU. Infelizmente ela não aparece muito, os momentos com ela após seu arco são rápidos, sem muita enrolação, ela só volta a ter grande importância no fim, acredito que se fosse mais explorada, seria muito melhor. Infelizmente, personagens femininas nunca foram o grande forte de JoJo.

Chizuru e Ochako são outras personagens que não tiveram tanto destaque, Ochako tem grande importância apenas no começo de Boku no Hero, durante a primeira aula prática. Já Chizuru tem um pouco mais de importância no enredo de Re:Life pelo menos, já que é revelado algo importante sobre ela durante a série. Além de ter participação fundamental em um dos arcos dos personagens e durante o final, mas a falta de mais episódios para explorá-la me deixou um pouco triste.

Quanto a Izumi e Oumae eu não posso falar nada, mesmo tendo assistido um pouco de Ajin, acabei desistindo do anime. Já Hibike nunca me chamou a atenção, pois animes musicais nunca me interessaram.

giphy-downsized-large

“E ele ainda me escolhe a Emília!!”

No mais cliché e previsível possível, minha personagem feminina favorita do ano passado é Rem, de Re:Zero. Uma personagem que no começo não parece que terá muita importância, sendo apenas mais um esteriótipo de loli maid kuudere, mas ao longo da história de do anime, ela ganha uma presença absurda na série, sendo muitas vezes mais importante que a própria Emília, heroína do anime. Além de ser calma, Rem também nos mostrou seu lado doce e gentil, um crescimento de personagem construído de forma brilhante no anime, mas que infelizmente foi esquecida (em todos os sentidos) sem mais nem menos ao final do anime, graças ao furo no enredo (que só faz sentido caso conheça a história Light Novel). Mesmo assim, é indiscutível que Rem foi a garota que mais mexeu com o kokoro da garotada e é por isso que eu a escolhi como Melhor Personagem Feminina de 2016.


Melhor Protagonista

E as indicadas são…

005dfc5fbd01b52b836c74ee9683cf9412c05d04_hq

Satoru Fujinuma (ERASED)

Mob-psycho-100-Kageyama-Shigeo-e1469276453985

Shigeo ‘Mob’ Kageyama (Mob Psycho 100)

Boku no Hero Academia Episode 005 - Watch Boku no Hero Academia Episode 005 online in high quality.MP4_001362996

Izuku “Deku” Midoriya (Boku no Hero Academia)

Ajin-3

Kei Nagai (Ajin)

maxresdefault (1)

Hayate Immelman (Macross Delta)

Sakamoto (Sakamoto Desu ga?)

Tanaka-kun-01-4

Tanaka (Tanaka-kun)

freyjawion3

Freyja (Macross Delta)

Protagonistas são sempre genéricos, estúpidos, comilões e que só servem para apanhar, fazerem discurso manjado ou para levar porrada, correto?

Bem, parece que esses não sabiam disso, provando que é sim possível se fazer um ótimo protagonista em um anime. Os meus favoritos da lista são o Izuku, Sakamoto, Mob e Satoru.

Sakamoto, o cara mais COOl, COOLER, COOLEST dos animes sempre arruma um jeitinho para se livrar de qualquer situação com estilo.

Satoru provou que mesmo um mangaká decadente pode ser um homem calculista, que seguiu firme em sua missão para salvar sua amiga de infância.

Mesmo sendo absurdamente poderoso, Mob não se sente especial, muito pelo contrário, ele se sente inferior às outras pessoas, já que não sabe fazer nada além de ter poderes sobrenaturais.

SUMAAAAAAAAAAAAASHUU!!!!

Izuku, o famoso Deku, poderia ser mais um dos protagonistas genéricos de Shonen, porém ele provou seu valor sendo um personagem bem humanizado, sonhador, assim como grande parte das pessoas. Mesmo com todos lhe dizendo para desistir, ele sempre continuou acreditando que um dia se tonaria um grande herói como seu ídolo All Might, e mesmo quando este o disse para desistir, ele ainda manteve a esperança, pois acima do sonho, existia o coração de alguém que desejava ajudar ao próximo independente dos riscos à si mesmo. Além de tudo isso, ele se provou ser bem inteligente, durante a primeira aula prática e durante o arco invasão na U.A. E mesmo gostando dos outros protagonistas, acredito que ele o Melhor Protagonista de 2016.


Melhor Vilão

E os indicados são…

Satou (Ajin)

Petelgese (Re:Zero)

Yoshikage Kira (JoJo’s Bizarre Adventure – Diamond is Unbreakable)

Ougai Mori (Bungou Stray Dogs)

Nessa categoria eu não irei me estender muito, já que para mim é unânime que Yoshikage Kira é o Melhor Vilão de 2016. Um homem frio, exótico e calculista, mas acima de tudo, alguém sortudo. Graças a ele a vida de Josuke se torna uma dor de cabeça. Ironicamente, o vilão diz querer apenas ter uma vida pacata sem incomodar ninguém (mesmo que ele seja um serial killer, volta e meia assassinando mulheres). Seu stand Killer Queen faz referência à mítica banda do Fred Mercury e ele um dos stands com poder mais roubado que já apareceu na saga JoJo.

“Depois dessa vitória…”


Melhor Dublador Masculino

E os indicados são…

b39217b410b362fd2c2565124b2f1359

Mamoru Miyano (Dazai – Bungou Stray Dogs)

large

Yoshitsugu Matsuoka (Petelgeuse – Re:Zero)

27eeacbb29a4ae308dce72df808ffdcd1468767775_full

Yuusuke Kobayashi (Subaru – Re:Zero)

kenta-miyake-25.9

Kenta Miyake (All Might – Boku no Hero)

 Alguém aí ainda duvida que os dubladores merecem ganhar um Oscar?

No país com a melhor dublagem do mundo fica difícil escolher o melhor do ano, mas sempre tem um que se sobressai ao menos um pouquinho.

E dessa vez, meu voto de Melhor Dublador Masculino de 2016 foi para Yuusuke Kobayashi, dublador do Subaru. Um dublador que teve que ter muita garganta e fôlego para encarar o protagonista de Re:Zero. Em diversos momentos é possível observar a dedicação do dublador que realmente encarnou no personagem, seja nos momentos mais tranquilos, seja nos momentos de tenção, e foi por isso que ele recebeu meu voto.

27eeacbb29a4ae308dce72df808ffdcd1468767775_full

“Ore wa Emilia ga suki da!”

Outro que merece ser citado é o Yoshitsugu Matsuoka, que dá voz ao Petelgeuse, o que é realmente impressionante, já que o personagem é completamente insano e grita o tempo todo. Mas o que realmente é surpreendente, é o fato de Matsuoka ser o famoso “dublador do Kirito”, além de ter dublado o Souma (Shokugeki no Souma), Bel (Dungeon ni Deai) e Sora (No Game No Life). De qualquer forma, estarei torcendo pelos dois.


Melhor Dublador Feminino

E as indicadas são…

hq720

Inori Minase (Rem de Re:Zero)

interview1-02

Masaku Nozawa (Goku/Black Dragon Ball Super)

Ayane Sakura

Ayane Sakura (Ochako Uraraka de Boku no Hero)

kana hanazawa

Kana Hanazawa (Hinata Kawamoto de Sangatsu no Lion e Naho de Orange)

Me desculpem mas dessa vez eu não tenho argumentos para justificar meu voto. Mesmo que tenha a eterna “dubladora do Goku”, ou a Kana Hanazawa, a Melhor Dubladora Feminina de 2016 para mim é Inori Minase, que dá a voz a Rem de Re:Zero. Sua doce voz me conquistou, o que eu posso fazer? No próximo ano (se eu ainda estiver por aqui) prometo ser mais profissional.

hq720

Veja que amorzinho essa seiyuu de vestidinho e uma arma de destruição mortal


Melhor Filme

E os indicados são…

Kizumonogatari-II

Kizumonogatari: II – Nekketsu-hen

boyandthebeast

O Rapaz e o Monstro

Digimon-Tri

Digimon Adventure tri. 2 e 3

wiozjuzszqtyojgo599v

One Piece: Film Gold

OP-10

Zutto Mae Kara Suki Deshita

Da lista eu só não vi One Piece, eu não acompanho o anime, então é mais do que óbvio.

Quando eu pesquisei sobre Zutto Mae Kara Suki Dashita (Eu Sempre Amei Você), descobri algo interessante a seu respeito. Ele foi adaptado de uma novel baseada em uma das músicas da Vocaloid, após descobri isso tudo fez sentido já que no filme toca várias músicas. O filme é uma típica comédia romântica envolvendo um grupo de amigos, entretanto, o que me agradou nesse filme é que ele não ficou preso aquele velho cliché da “corrente amorosa” (fulano que gosta de ciclano que gosta de beltrano que gosta de fulano). Outro ponto que me chamou a atenção é que no grupo cada um tem sua “paixão”, porém ninguém avança por pura timidez e medo do que poderia acontecer. Além de o filme alternar entre os pontos de vista dos personagens de forma natural, apesar de um casal ter mais destaque. O filme foi dividido em duas partes, e sua conclusão (que terá novos personagens, além de resolver os casais que faltam) ainda irá estrear esse ano.

Kizumonogatari II apesar de ser bem melhor que o primeiro pecou em várias coisas, como desenvolvimento de qualquer outro personagem que não seja a Hanekawa, deixando muitos outros elementos importantes da obra original de fora. Isso me deixou bem decepcionado como fã, já que a série Monogatari sempre teve ótimos personagens, que foram trabalhados com maestria. Acredito que isso aconteceu pela curta duração do filme (apenas 1 hora), o que é lamentável.

O Rapaz e o Monstro é sem dúvida um dos melhores filmes originais que já vi. Assisti-lo me deu uma nostalgia dos filmes mais antigos que fugiam do convencional. Me lembrando até os clássicos filmes do Estúdio Ghibli e da Disney, cheios de fantasia e lindos. A relação entre a Besta e o garoto é muito bem desenvolvida. Um filme que é recomendável até mesmo para quem não curte animes. O bacana é que o filme já recebeu dublagem nacional.

Digimon-Tri

Digiescolhidos, digivolvem para…

Mas não há como negar um amor de 15 anos, Digmon Adventure Tri. para mim é o Melhor Filme de 2016. Mesmo com a mudança de gênero (que agora é mais um anime de mistério do que aventura) ainda manteve muito dos elementos clássicos que marcaram a obra (inclusive a abertura e o encerramento). A maneira como os personagens antigos foram reapresentados, agora mais velhos e com problemas típicos de adolescentes, foi muito bem executada. Mais precisamente, meu filme preferido é o segundo graças ao icônico “Vai Gomamooon!!!!” de Joe, mas o terceiro não fica muito atrás. (Somente o segundo e o terceiro filme estão concorrendo, isso porque foram os únicos que lançaram ano passado, com transmissão simultânea na Crunchyroll).


Melhor Anime

E os indicados são…

1448123671-shouwa-genroku-rakugo-shinjuu-fci

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

13108349_f496

Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

5683bff24536f5d30997bccc9eee0d951475644118_full

Hibike! Euphonium 2

bungoustrays

Bungou Stray Dogs

Mob01

Mob Psycho 100

Admita, você só veio aqui por causa dessa categoria.

Certamente a mais esperada de todas, e é óbvio, todo mundo faz sua lista dos melhores de algo e é claro que a cada um quer encontrar o máximo de pessoas possíveis que concordem com sua opinião. Como eu já falei muito de todos os animes da lista, aqui será curto e grosso mesmo.

O Melhor Anime de 2016 – Mob Psycho 100

Para mim pouco importava se era do mesmo autor de One Punch Man, ao ler a sinopse eu fiquei extremamente curioso para ver o que seria do anime. Uma obra que parecia ser apenas mais uma dos slife-of-life sobrenatural, com uma história episódica no começo, acabou surpreendendo e mostrando todo o talento de ONE, assim como o talento da Bones por dar vida a ela Claro que o anime mais votado pelo Yorozuya de Prata, tinha que ser o melhor.


Lista dos mais votados do Yorozuya de Prata:

  1. Mob Psycho 100 – 9 votos
  2. Re:Zero – 6 votos
  3. Kiznaiver – 3 votos
  4. Boku no Hero Academia – 3 votos

E finalmente chegamos ao final, o Tsuzuku Anime Awards será dia 5 de fevereiro no canal AHC TV. Espero que tenha gostado do post, mas lembre-se:

TODOS os votos foram feitos à partir do meu próprio critério! Isso não significa que seja a verdade absoluta. Cada um possui um gosto diferente, bem como opiniões diferentes. As chances de você não concordar com alguma das escolhas dessa matéria são muito altas.

Dito isso, eu agradeço por ter lido até aqui, em breve o Yorozuya passará por algumas mudanças que serão devidamente explicadas, mas acredito eu, que serão para melhores.

El Psy Congroo…

About The Author

Icaro Martins

Aspirante a escritor. Gosto de tudo relacionado a cultura oriental. Sempre buscando me manter atualizado sobre as novidades. Adoro curiosidades e referências. Tenho o sonho de me tornar roteirista e diretor de cinema e não irei desistir tão cedo disso, afinal, com "Amizade, Esforço e Vitória" tudo é possível.

Related Posts

  • http://redetsuzuku.com/ahctv/ Pedro Vinicius

    Parabéns pelo texto, não é fácil comentar detalhadamente cada categoria. Acho que o melhor filme vai ficar entre Kizu e o Rapaz e o Monstro, também espero que esse ano tenha uma briga acirrada entre os estúdios… O Bones nesse ano saltou sem dó.

  • Icaro Miguel

    Sim. Mesmo tendo votado em Digimon, realmente acredito que ele não vai ganhar. Acho que o Rapaz e o Monstro é o que mais merece. Quanto aos estúdios acho ruim quando só um se destaca, o bom é quando vários se saem bem, pois isso gera uma concorrência e nós só teremos a ganhar com isso.