Em diversas conversas com amigos sobre games, sempre que entrávamos no assunto RPG, eu citava “Persona”, mas as pessoas quase sempre diziam nunca ter ouvido falar, ou então só conheciam de nome, por isso resolvi fazer um guia para explicar sobre essa franquia de games fantástica que você precisa conhecer, ainda mais agora que o lançamento no Japão do sexto game da franquia principal, “Persona 5”, está bem próximo.

Eu conheci a franquia Persona graças ao anime do Persona 4 que era muito bem falado pelas pessoas que o assistiram e depois de muito enrolar eu finalmente o assisti e me apaixonei por todo o seu contexto e pelo seu belíssimo enredo, depois eu fui procurar os games e a partir daí se tornou uma das minhas franquias de jogos favoritas.

shin-megami-tensei-persona-01-24-15-1

Esse guia será dividido em duas partes, essa se concentrará em explicar o conceito do Persona 3 e 4 que foram os que eu joguei e também porque muitos dos elementos que irei falar surgiram neles, a parte 2 será exclusivamente sobre Persona 5.

 

Conceito Geral

Shin Megami Tensei: Persona, para os íntimos, apenas Persona (“Perusona”, na pronúncia japonesa), é uma franquia de JRPG desenvolvida e publicada pela Atlus. A série é um spin-off de outra franquia chamada “Megami Tensei” e foi originalmente com base na ideia de ensino médio de Shin Megami Tensei if…. que o primeiro game da série, Megami Ibunroku Persona, foi lançado em 1996. Houve mais oito jogos lançados depois (quatro principais e quatro spin-offs), sendo que Persona 5 ainda será lançado.

h44c_1384228472680

 

Por que as pessoas amam Persona?

Quantos jogos que você conhece conseguem combinar a psicologia junguiana, vida escolar japonesa e lendas urbanas? Infelizmente, a série Persona não é tão popular no Ocidente como Final Fantasy, mas isso não significa que ela seja inferior.

persona-4-01

 

Sobre o que é Persona?

Persona 5 é um título de RPG japonês situado no Japão dos dias atuais. Parte do dia, você é um estudante do ensino médio comum que deve assistir aulas, formar relacionamentos com seus amigos, namorar, se divertir, trabalhar meio período, aumentar suas habilidades, entrar em clubes escolares e muito mais. E na outra parte, você entra em um submundo misterioso e enfrenta criaturas sobrenaturais conhecidas como Shadows com a ajuda de entidades chamadas de Personas, em Persona 5, o “outro mundo” é conhecido como “The Palace”, em Persona 4, “TV World” e em Persona 3, “Tartarus”. Todos os jogos da série se desenvolvem no período de um ano, ou seja, você poderá viver cada dia escolhendo fazer aquilo que julga melhor.

personaprot

 

 

 

O que são Personas?

konachan-com-200559-female_protagonist_persona3-nanaya_daaijianglin-narukami_yuu-persona-persona_3-persona_4-persona_5-protagonist_persona_5-jpg-cef491665f0a0a100d2a517d5a80504a

Simplificando, um Persona é uma manifestação da vontade de alguém e de sua personalidade subconsciente, como um Alter Ego. Você pode coletá-los, fundi-los, e subi-los de nível. Personas possuem uma enorme gama de influências: Demônios / Deuses / Espíritos, que vão desde desenhos bonitinhos como Jack Frost para um cérebro voador horrível chamado Omoikane. Na batalha, eles funcionam como um “conjunto” de habilidades e estatísticas, e todo o sistema se encaixa perfeitamente. Cada game é brilhantemente pensado, fazendo você se sentir motivado a descobrir a verdade por trás de toda a história.

omoikane-e-jack-frost

Omoikane e Jack Frost

 

Social Links

persona_arcana_cards___highres_by_serafiend-d3aodas

Os famosos cards de Persona foram baseados em cartas de tarô

Em cada jogo, os seus Social Links (relações sociais) são extremamente importantes. Você pode optar por gastar seu tempo desenvolvendo o seu relacionamento com um personagem em particular, fazendo a sua capacidade de “fundir” novos Personas do tipo ‘Arcana’ deles crescer, o que basicamente significa que você pode usar novos conjuntos de movimentos poderosos na batalha. O que torna o sistema tão adorado, porém, o caminho que te motiva a “subir de nível” é para realmente aprender mais sobre as motivações, medos e esperanças de seus membros de equipe.

hqdefault

“Eu sois tu… Tu és eu…”

Nunca há tempo o bastante para maximizar o Social Link de todos, por isso há uma tensão brilhante entre maximizar o nível do seu arcana favorito, ou ficar mais próximo dos seus personagens favoritos. Persona tem grandes personagens, desde um garoto loiro de olhos arregalados que vive em uma fantasia de urso a uma Idol Teen japonesa.

2

Ao maximizar o Social Link de certos personagens, você poderá começar um relacionamento amoroso com eles.

 

A Velvet Room

“Bem vindo a Velvet Room. Esse lugar existe entre sonho e realidade, mente e matéria.”    

atlus-minigame-e1343036366543

Igor

A Velvet Room é um quarto localizado entre o consciente e o subconsciente do protagonista e é sempre presente em todos os jogos da série.

Na Velvet Room (Quarto de Veludo) o jogador pode administrar e fundir os Personas adquiridos. Em cada jogo da série possui uma aparência diferente representado pelo subconsciente do protagonista. A única semelhança é que todas são cobertas de azul e são administradas por um homem velho com um enorme nariz chamado Igor. Em cada jogo ele possui uma assistente diferente, em P3 é a Elizabeth, em P4, Margaret, irmã de Elizabeth, e em P5 será Caroline e Justine.

tumblr_nbwe2e4wci1tbzd7co1_1280

Mari, Margaret, Theo e Elizabeth

 

Persona 3 – Velvet Room

Possui a aparência de um elevador e pode ser interpretado como uma referência à ascensão da SEES pelo Tartarus através do jogo.

p3m_-_velvet_room

Velvet Room de Persona 3

omoikane-e-jack-frost

 

Persona 4 – Velvet Room

Possui a aparência do interior de uma limusine que está cruzando uma intensa névoa, referência à mudança do protagonista de cidade em cidade rumo a um futuro desconhecido.

p4a_velvet_room

Velvet Room de Persona 4

 

Persona 5 – Velvet Room

Se parece com uma prisão com o protagonista em roupas de prisioneiro e atrás das grades, o que indica que o protagonista é ou irá se tornar um criminoso.

velvet_prisoner

Velvet Room de Persona 5

 

Persona 3 – Enredo

hqdefault-1

A história de Persona 3 situa-se em uma cidade japonesa moderna, construída e financiada pelo Grupo Kirijo Corporation. Nessa cidade, há uma “Dark Hour”: um período de tempo que existe entre a meia-noite e o próximo dia que só poucas pessoas podem ver, aqueles que não estão conscientes se encontram em caixões congelados. A Gekkoukan High School, escola onde a maioria dos personagens frequenta o durante o dia, à noite se torna uma enorme torre com labirintos chamada “Tartarus”, que possui bestas chamadas Shadows que vagam protegendo certas áreas, aquelas que se encontram fora do Tartarus, predam sobre as mentes das pessoas ainda consciente durante esse tempo, deixando as vítimas em estado quase catatônico fora da Dark Hour. A fim de descobrir como acabar com esses incidentes, um grupo denominado “Specialized Extracurricular Execution Squad” (SEES) – em tradução livre, “Esquadrão Extracurricular de Execução Especializada”, foi criado. Os membros da SEES tem consciência da Dark Hour e possuem a capacidade de invocar um Persona para auxiliá-los na batalha contra os Shadows. Para chamar sua Persona, cada membro aponta uma arma de fogo chamada “Evoker” para sua cabeça, que não provoca danos físicos, mas estresse emocional significativo para levar adiante a convocação de seu Persona.

 

Personagens Principais

2296005-persona_4_fightstick_art_1

  • Protagonista: O protagonista silencioso da história (no filme ele é chamado de Yuki Makoto, mas segundo o manual do jogo, seu nome oficial é Minato). Ele é um órfão, pois seus pais morreram em um trágico acidente de carro 10 anos antes dos eventos do jogo. Ele foi transferido para Gekkoukan High School em Port Island e esta cursando o segundo ano. Seu Persona inicial é Orpheus.
  • Yukari Takeba: Uma menina popular, do segundo ano na Gekkoukan High School. Ela é a primeira que o protagonista vê ao chegar nos dormitórios, quando ela aponta uma arma para ele. Seu pai era um pesquisador do Grupo Kirijo Corporation antes de sua morte 10 anos antes dos eventos do jogo. Seu Persona inicial é Io.
  • Junpei Iori: Um segundo anista enérgico e pervertido. Embora ele tenha flertado com a maioria das meninas da sua escola, ele acaba se apaixonando por uma garota chamada Chidori. Seu Persona inicial é  Hermes.
  • Mitsuru Kirijo: A herdeira elegante e mandona do Grupo Kirijo Corporation, uma terceiro anista da Gekkoukan. Ela foi a primeira a despertar seu Persona. Ela e Akihiko lideram a SEES, e ela é quem dá suporte externo durante a batalha inicialmente . Seu Persona inicial é  Penthesilea.
  • Akihiko Sanada: Um terceiro anista como Mitsuru. Competitivo e sempre determinado, ele dedica boa parte de seu tempo livre para o boxe e o treinamento contra os Shadows. Ele cresceu em um orfanato com a sua irmã mais nova, Miki, e seu irmão de criação, Shinjiro. Seu Persona inicial é  Polydeuces.
  • Fuuka Yamagishi: Uma garota Tímido e introvertida do segundo ano. Ao entrar para SEES, ela substitui Mitsuru como o suporte externo durante a batalha. Seu Persona inicial é Lucia.
  • Aigis: Um robô que é uma arma anti-Shadow. Ela afirma logo no início que sua maior prioridade é proteger o protagonista. Mais tarde, ela passa a estudar na Gekkoukan da High School como um segundo anista e começa a desenvolver emoções humanas. Seu Persona inicial é  Palladion.
  • Koromaru: Um cão leal do santuário local. Apesar de seu mestre já ter morrido, ele ainda anda pelo mesmo caminho que seu mestre fazia com ele, e ele continua a proteger o santuário. Seu Persona inicial é Cerberus.
  • Ken Amada: Um jovem garoto da escola primária. Embora maduro para sua idade, ele se sente inseguro sobre seu tamanho e idade e tenta compensá-lo de todas as maneiras possíveis. Sua mãe morreu em um incidente relacionado com os Shadows dois anos antes dos eventos do jogo. Seu Persona inicial é  Nemesis.
  • Shinjiro Aragaki: Do tipo solitário, irmão de criação de Akihiko. Era um antigo membro da SEES ao lado de Akihiko e Mitsuru, mas abandonou a equipe após um acidente que tirou a vida de um civil. Seu Persona inicial é  Castor.

 

Persona 4 – Enredo

shin-megami-tensei-persona-4-full-1448376

Os dias chuvosos são um mistério, ainda mais no horário da meia noite, quando o “Canal da Meia Noite” aparece nos aparelhos de televisão permitindo as pessoas presenciarem estranhos crimes na cidade de Inaba, com muitos crimes acontecendo e jovens começam a desaparecer, eis que surge um garoto que vive mudando constante de cidade devido ao trabalho de seus pais. Ao morar com seu tio e descobrir sobre os rumores, o protagonista da história, ao lado de outros jovens com o poder de invocar “Personas”, entrará no mundo do “Canal da Meia Noite” e tentará solucionar os misteriosos casos de assassinato em sua cidade.

 

Personagens Principais

dedde

  • Protagonista: o protagonista silencioso do jogo (no anime é chamado de Yu Narukami). Recentemente, ele se mudou de Tóquio para viver em Inaba com seu tio e sua prima, depois que seus pais tiveram que trabalhar no exterior. Seu silêncio cria uma aura de mistério em torno dele, mas ele é extrovertido o suficiente para estabelecer muitas ligações sociais no jogo. Seu Persona inicial é Izanagi.
  • Yosuke Hanamura: Um garoto do segundo ano desajeitado que é frequentemente utilizado como alívio cômico através da humiçhação. Seu pai é o gerente da Junes, uma loja de departamento muito famosa na cidade. Seu Persona inicial é Jiraiya.
  • Chie Satonaka: Uma menina otimista com um pavio curto e uma obsessão por artes marciais e comida. Ela nasceu e cresceu em Inaba e é uma segundo anista como Yosuke, Yukiko, e o protagonista. Seu Persona inicial é Tomoe.
  • Yukiko Amagi: Um garota elegante e rica, mas introvertida que é a herdeira da famosa pousada Amagi Inn. Ela está sempre ocupada se preparando para herdar o negócio da família. Ela é uma segundo anista e tem Chie como sua melhor amiga. Seu Persona inicial é Konohana Sakuya.
  • Kanji Tatsumi: Um um primeiro anista pseudo-delinquente juvenil cheio de piercings e com um olhar duro. No entanto, como sua mãe dirige uma loja têxtil em sua casa, ele se tornou muito hábil em alfaiataria. Seu Persona inicial é Take-Mikazuchi.
  • Rise Kujikawa: Uma ex-ídolo teen japonesa, ela dá uma pausa em sua carreira para ter uma vida normal no campo e se matricula na Yasogami High como uma primeiro anista. Ela atua como suporte externo nas batalhas no lugar de Teddie posteriormente. Seu Persona inicial é Himiko.
  • Naoto Shirogane: Um jovem detetive, sério que é apelidado como o “Príncipe Detetive “. Depois de se envolver com os casos de assassinato, Naoto se matricula na Yasogami High como um primeiro anista. Seu Persona inicial é Sakuna-Hikona.
  • Teddie: Um estranho mascote com aparência de urso que reside dentro do TV World . Ele começa como suporte externo, mas depois da ascensão de seu Persona, ele passa a lutar ao lado dos outros. Com o decorrer da história ele passa a ir ao mundo real, onde assume a forma de um garoto loiro de olhos azuis por achar que esse é o padrão de beleza ideal e que assim seria popular com qualquer garota. Seu Persona inicial é Kintoki-Douji.

 

Plataformas

Persona 3 e 4 estão disponíveis para Playstation 2, mas também possuem versões para PSP (Persona 3 – P3P) que possui a possibilidade de jogar com uma garota no lugar de um garoto, e para PSVita (Persona 4 – Golden) que é um remake de Persona 4, adicionando uma nova personagem, chamada Mari, novos eventos e missões, layout retrabalhado e um novo final.

persona-4-the-golden-animation

 

Animes

  • Persona 4 possui um anime lançado em 2011 produzido pela AIC ASTA com um total de 25 episódios e dois OVAs com finais alternativos. Além disso, o remake do game “Persona 4 – Golden” também ganhou um anime produzido pela A1 – Pictures com 12 episódios, que conta a mesma história do game, mas com a adição de uma nova personagem. É recomendável assistir o primeiro anime antes de assistir o “Persona 4 – The Golden Animation”, pois ele foca em partes que não apareceram na primeira ‘temporada’, além de contar uma história após o final do game.
  • Persona 3 possui uma série de filmes, lançados desde 2013 até esse ano, divididos em 4 partes que contam a história do game com algumas pequenas alterações para caber em 1h30min.
  • Persona 5 possui um especial de 20 minutos lançado neste mês e conta uma história focada nos primeiros membros da Phantom Thieves of the Heart.

personacross

 

Curiosidades

persona-q-capa

  • Persona 4 fez tanto sucesso que ganhou um remake e ainda um Spin-off de luta chamado “Persona 4 – Arena Ultimax”, com personagens de Persona 3 e 4 e alguns originais.
  • Persona 5 foi anunciado em 2011 e desde então vem sofrendo diversos adiamentos. Ele também possui duas versões de colecionadores diferentes chamadas “Take Your Heart Edition”, uma para o Japão e a outra para o resto do mundo.
  • Já faz 10 anos que Persona 3 foi lançado e 20 anos desde o primeiro Persona.
  • Cada Persona possui uma temática básica, em Persona 3 é “Morte”, em Persona 4 é “Identidade” e a busca pela verdade e em Persona 5 será “Liberdade”.
  • Persona 3 e 4 possuem um game spin-off crossover, Persona Q – Shadow of the Labyrinth é um jogo que une não somente dois Personas, mas também elementos de outra franquia da Atlus, Etrian Odyssey. O game possui um enredo fantástico que brilhantemente junta tudo de melhor de ambos Personas, você pode escolher ainda qual ponto de vista da história você quiser, “Persona 3”, ou “Persona 4”. Dependendo do seu Persona favorito.
  • Todos os jogos das série se passam no mesmo universo, a diferença de tempo entre Persona 3 e 4, por exemplo, é de apenas dois anos. Inclusive, em uma parte de Persona 4, o destino da viagem escolar dos personagens é a Gekkoukan High School, escola que os personagens de P3 frequentavam, é possível ver alguns rostos conhecidos durante essa visita também.
  • A música tema de abertura e de batalha de quase todos os Personas são compostas por Shoji Meguro e cantadas pela Yumi Kawamura (da banda Lotus Juice).

Persona é uma franquia de games maravilhosa, quem não jogou ainda deveria ao menos dar uma olhada mais de perto, como os games são para o PS2, caso não tenha um, procure um emulador ou jogue pelo portátil. Infelizmente nenhum deles está disponível em português e como é um jogo cheio de diálogos, acaba perdendo boa parte da graça para quem não entende, para suprimir isso, existe o anime que facilmente você encontra legendado e sua adaptação foi muito bem representada, diga-se de passagem.

Essa foi a primeira parte do guia, essa semana ainda sai a parte 2, onde falarei exclusivamente sobre Persona 5.

About The Author

Icaro Martins

Aspirante a escritor. Gosto de tudo relacionado a cultura oriental. Sempre buscando me manter atualizado sobre as novidades. Adoro curiosidades e referências. Tenho o sonho de me tornar roteirista e diretor de cinema e não irei desistir tão cedo disso, afinal, com "Amizade, Esforço e Vitória" tudo é possível.

Related Posts