full screen background image

Clamp School Detectives (Corrente de Reviews 2016)

Fala, galera, beleza? Aqui é o Vinícius e dessa vez estou aqui pois estou participando da Corrente de Reviews.

“Mas o que é o Corrente de Reviews, Vinícius?”

Bom, o Corrente de Reviews é uma corrente criada pelo site Anikenkai onde diversos sites e canais de animes têm que recomendar um anime para o site que ela tirou em um sorteio. No caso, o site Dissidência Pop me recomendou um anime para eu fazer um review, e no final desse post eu irei recomendar um anime para algum site.

Para saber mais sobre o Corrente de Reviews, cliquem aqui.

O anime que me recomendaram foi o Clamp Gakuen Tanteidan (ou Clamp School Detectives, como é mais conhecido no ocidente) e já posso dizer que é o tipo de anime que eu jamais teria assistido se não fosse por causa dessa corrente.

“Mas por quê? Você não gosta desse tipo de anime, Vinícius?

Não é que eu não goste, mas simplesmente não é o tipo de anime que me chama a atenção, pois é um anime onde eu claramente não sou e nunca fui o público alvo.

Sem mais delongas, bora para o review!

crclamp

Breve introdução

Para quem não conhece Clamp School Detectives, ele é um anime que nos mostra as missões dos alunos do Clube de Detetives, mais especificamente dos alunos Nokuro, Suoh e Akira, 3 jovens que são muito populares na escola. Ele é um anime baseado em um mangá da CLAMP de mesmo nome publicado na revista Shoten Asuka entre 1992 e 1993, o anime foi animado pelo Studio Pierrot em 26 episódios em 1997.

Traço

Bom, o traço de CSD (Clamp School Detectives) é um traço bem padrão da CLAMP. Quem já assistiu qualquer outro anime baseado em mangá da CLAMP (Sakura Card Captors e Magic Knight Rayearth) já sabe o que esperar da arte de CSD. Eu creio que seja um bom traço que apesar de ser muito comum em mangás shoujos, consegue cumprir seu papel.

Roteiro

O roteiro de CSD é um roteiro padrão de um anime voltado para o público jovem, inclusive, tal roteiro é muito similar ao roteiro de Sakura Card Captors, pois são duas séries que são divididas em missões separadas. Mas assim como Sakura, onde grande maioria das missões tem o mesmo objetivo (procurar as cartas), em CSD os alunos também tem o mesmo objetivo (salvar pessoas). Apesar de algumas missões serem bem “qualquer coisa”, algumas são bem interessantes, pois a resolução para a missão ser resolvida é bem criativa.

O que eu gostei bastante do roteiro da série foram algumas “pitadas” de críticas ao método de ensino japonês, coisa que o anime Assassination Classroom também faz muito bem. Isso me dá um ponto a mais com o roteiro da série.

Mas no geral, o roteiro de CSD é um roteiro padrão de anime shoujo onde personagens tem que resolver alguns casos, mas creio que em alguns episódios o roteiro torna o episódio muito maçante, pois não surpreendem em nada.

Direção

Pode ser repetitivo dizer isso, mas assim como o traço e o roteiro, a direção de CSD também é padrão. Osamu Nabeshima, o diretor de CSD que também foi diretor de D.Gray-man, Zetman e Yowamushi Pedel, fez um bom trabalho aqui em CSD, apesar de não inovar em praticamente nada.

Personagens

Quanto aos personagens da série, também são personagens padrões de mangás shoujos. Assim como quase todos os mangás shoujos, são personagens muito bonitos que agem como estereótipos de personagens “perfeitos” de mangás shoujo. Particularmente não me apeguei em praticamente nenhum, mas reconheço que o personagem principal, o Nokuro tem um bom desenvolvimento no final da série.

crclamp2

Considerações finais

Clamp School Detectives é um bom anime, assista esperando algo simples que as suas expectativas serão atendidas. Apesar de muitas vezes ser bobo, é bom entretenimento. Caso você goste de animes e mangás shoujos e não tenha mais nada para assistir, é uma boa pedida.

WHO IS THE NEXT?

Bom, gostaria de agradecer o Diogo do Anikenkai por me permitir participar da Corrente de Reviews, que é uma iniciativa muito boa para nos apresentarmos novas séries e novos sites para acompanhar.

Agora é hora de passar a corrente para a frente!

Bom, eu fui encarregado de indicar um anime para o site Gyabbo, e o anime que eu escolhi para ele assistir é o Gunbuster, pois creio que seja um anime muito importante para a indústria e um dos principais animes para o gênero mecha. Aguardo ansioso pelo review do Denys lá do Gyabbo (apesar de ficar sabendo que ele não gosta de mecha hahaha).

É isso pessoal, espero que tenham gostado dos meus comentários sobre o anime Clamp School Detectives. Não deixem de ver os outros posts da Corrente de Reviews 2016.

É isso, falou, tchau!



Vinícius Moura

Vinícius Moura (ou Fausto para os mais íntimos) é fã de cultura pop em geral e criador do One 4 All. Ele tem grandes planos para o futuro, uma pena que ele é preguiçoso e não gosta de pôr em prática.